• Carregando...
Imagem gigantesca de João Paulo II decora a Praça São Pedro, no Vaticano, onde será realizada a cerimônia de beatificação | Alessia Pierdomenic/Reuters
Imagem gigantesca de João Paulo II decora a Praça São Pedro, no Vaticano, onde será realizada a cerimônia de beatificação| Foto: Alessia Pierdomenic/Reuters

Cronologia

O Sumo Pontífice realizou várias ações que eram até então inéditas na história dos Papas.

16/out/1978 – O cardeal polonês Karol Wojtyla é eleito depois de 455 anos o primeiro Papa não italiano.

30/jun/1980 – Torna-se o primeiro Papa a visitar o Brasil, onde fica até o dia 11 de julho, pas­­sando por 12 cidades de estados diferentes, incluindo Curitiba.

7/dez/1992 – Publica o Novo Catecismo Universal da Igreja Católica.

13/mar/2000 – Pede per­­dão pelos pecados da Igreja contra judeus, hereges, mulheres e mino­­rias.

8/mai/2001 – Se torna o primeiro Papa a entrar em uma mesquita.

22/nov/2001 – Pede desculpas pelos abusos sexuais na Igreja.

2/abr/2005 – Morre aos 84 anos, em Roma. O funeral se torna um evento global.

Maio de 2005 – O sucessor, Bento XVI, facilita as regras para santificação.

14/jan/2011 – Bento XVI marca a beatificação para 1º de maio. Para que João Paulo II seja canonizado e santificado é necessário que mais um milagre seja atribuído a ele.

Fonte: Da Redação, com Reuters.

Papa falou com coragem, pedindo solidariedade e amor

A fala do Papa João Paulo II na missa do dia 6 de julho de 1980, diante de 1 milhão de pessoas no Centro Cívico, em Curitiba, poderia ser feita agora e seria extremamente atual.

Leia matéria completa

Internet

YouTube transmite a beatificação

A cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II será transmitida na íntegra e ao vivo pela internet. Em parceria com a CTV (Central de televisão do Vaticano) e a Radio Vaticano, o YouTube vai transmitir a cerimônia a partir das 4 horas da madrugada deste domingo pelo canal www.youtube.com/johnpaul2. A cerimônia também poderá ver vista através do serviço de vídeo do Vaticano, no endereço www.vatican.va/video. Ainda na internet, o Vaticano fez uma homenagem ao Pontífice pelo site www.joaopauloii.va, sobre sua vida, trajetória religiosa e pontificado.

Missa solene

Celebração reúne Vitti e Manzotti

Uma missa solene será celebrada na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, no domingo (1º), em comemoração à beatificação do papa João Paulo II e ao Dia do Trabalho. A celebração será presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, e contará com a presença do padre Reginaldo Manzotti. A abertura do evento será às 9h30 e a missa deve começar às 10 horas. A Igreja Católica também comemorará a festa da Divina Misericórdia neste domingo. Foi o Papa João Paulo II que instituiu a festa, no ano 2000.

Cidade do Vaticano - Dezenas de milhares de católicos devem ocupar Roma neste domingo para assistir, na Praça São Pe­­dro, à imponente cerimônia de beatificação de João Paulo II, primeiro pontífice da era global, que morreu há seis anos.

A Cidade Eterna se transformará para a ocasião, com centenas de cartazes em ônibus, ruas, praças e edifícios públicos com a inscrição "Beatus!" acompanhada da foto do Pontífice polonês.

As autoridades da capital adotaram um esquema especial de segurança para o evento, do qual participarão 16 chefes de Estado, além de representantes de 87 de­­legações estrangeiras.

O polêmico presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, proibido pela União Europeia (UE) de entrar em seu território desde 2002 por violações dos Direitos Humanos, também deverá assistir à cerimônia.

De acordo com o Vaticano, cerca de 300 mil a 500 mil fiéis assistirão ao evento.

O novo beato, que está entre os papas que mais tempo ocuparam o trono de Pedro, transformou a face da Igreja em quase 27 anos de pontificado. Muitos esperam que na Praça São Pedro sejam exibidas novamente faixas pedindo Santo Subito! ("Santo Já"), como ocorreu durante seu funeral, em abril de 2005, um dos maiores já realizados para um Pontífice.

A beatificação do Papa polonês, que faleceu no dia 2 de abril de 2005, aos 84 anos, é o passo anterior à canonização e é realizada em tempo recorde, inferior aos cinco anos normalmente ne­­cessários para iniciar o processo.

Na sexta-feira, o féretro de João Paulo II foi levado de sua sepultura nas grutas do Vaticano para a tumba de São Pedro, a poucos metros, para passar o domingo na nave principal da basílica vaticana, onde será exposto para a beatificação e posterior veneração dos fiéis.

Na segunda-feira à noite, o caixão será colocado definitivamente na capela de São Sebastião, ao lado de onde está localizada a célebre estátua "Pietà", de Mi­­che­­langelo, na ala direita da Basílica de São Pedro.

O culto litúrgico do novo beato será celebrado no dia 22 de outubro de cada ano, no aniversário do começo do pontificado de João Paulo II, em 1978. Para chegar à beatificação, foi suficiente provar que intercedeu na cura inexplicável para a ciência humana da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria do mal de Par­­kinson, o mesmo que devastou sua saúde. A freira, de 50 anos, enfermeira de profissão, assistirá à cerimônia.

Para ser canonizado será preciso provar que intercedeu em um novo milagre. Algo que não deverá demorar muito tempo para ocorrer, já que milhares de pessoas enviaram a um site do Vaticano testemunhos de supostos milagres obtidos por meio de orações, pedidos e invocações ao Papa po­­lonês. No total, 270 casos foram selecionados para serem estudados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]