• Carregando...
Iraquianos ateiam fogo em estruturas em frente à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá.
Iraquianos ateiam fogo em estruturas em frente à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá.| Foto: Ahmad AL-RUBAYE / AFP
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Centenas de representantes das milícias xiitas iraquianas tentaram invadir nesta terça-feira (31) o complexo da embaixada dos Estados Unidos, em Bagdá. Eles quebraram uma das portas da recepção, à prova de balas, e incendiaram o local, gritando e cantando "Morte à América". O ato é uma resposta a ataques aéreos americanos que mataram ou feriram seus compatriotas.

Enquanto diplomatas eram levados a locais mais seguros, agentes americanos dispararam gás lacrimogêneo nos manifestantes e pediam, por alto-falantes, que eles se afastassem. Nos telhados, atiradores americanos estavam preparados, mas não abriram fogo, porque os manifestantes acabaram recuando.

Os iraquianos também quebraram câmeras de segurança, incendiaram duas guaritas e queimaram pneus. Eles fizeram uma fogueira com uma pilha de papéis e refeições militares encontradas na recepção, onde os militares normalmente revistam os visitantes. Bandeiras do Hezbollah Kataib estavam penduradas no arame farpado, protegendo os altos muros da embaixada.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsabilizou o Irã pelo ataque ao local. "O Irã matou um empreiteiro americano, ferindo muitos outros", disse em seu perfil no Twitter. "Nós respondemos fortemente, e sempre o faremos. Agora o Irã está orquestrando um ataque à Embaixada dos EUA no Iraque. Eles serão totalmente responsabilizados. Além disso, esperamos que o Iraque use suas forças para proteger a Embaixada".

Um porta-voz da milícia Kataib Hezbollah disse ao jornal Washington Post que os manifestantes pretendem permanecer em frente à embaixada até que as atividades americanas no país sejam encerradas e que diplomatas dos EUA deixem o Iraque. Tendas foram montadas nas imediações.

A embaixada fica dentro de uma zona de segurança, onde normalmente não circulam civis. O exército iraquiano, que estava próximo ao local, só interferiu no assalto depois da chegada de um comandante.

Os cânticos de "Morte à América" relembram o ataque à embaixada americana no Irã, em 1979, quando estudantes iranianos tomaram o local e detiveram diplomatas americanos e outros funcionários por 444 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]