i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Uigures

Aborto e esterilização: como a China está matando uma etnia

    • Gazeta do Povo
    • 29/06/2020 11:47
    china uigur
    Foto de arquivo tirada em 11 de setembro de 2019 mostra uma mulher caminhando com uma criança no colo em um bairro étnico uigur em Aksu, na região noroeste da China, Xinjiang| Foto: HECTOR RETAMAL/AFP

    A China está usando métodos de controle de natalidade forçados e até abortos para diminuir a população uigur na província de Xinjiang, revelaram um estudo do pesquisador alemão Adrian Zenz com dados do governo chinês e uma reportagem da Associated Press com dezenas de entrevistados uigures, ambos publicados nesta segunda-feira (29).

    A perseguição do Partido Comunista da China contra a minoria muçulmana uigur na China já é bastante conhecida, especialmente depois da publicação de documentos e reportagens no ano passado sobre os campos de reeducação em Xinjiang, onde milhares de uigures são detidos e forçados a abandonar suas crenças e a seguir a cartilha do governo comunista, sob alegação oficial de que mostraram “sinais de extremismo religioso”. Mas até agora não se sabia da extensão do programa de controle de natalidade que a China impõe sobre as mulheres uigures. Alguns especialistas afirmam que trata-se de um “genocídio demográfico”.

    A China permite que as mulheres tenham entre dois ou três filhos, dependendo da região, mas as uigures são alvo de uma massacrante campanha de controle de natalidade que não é observada entre a etnia Han, que representa 92% da população chinesa. Para impedir que as mulheres uigures ultrapassarem essa cota, as autoridades chinesas as coagem para que se submetam a cirurgias de esterilização e ameaçam interná-las em campos de reeducação se não quiserem abortar. Até mesmo as mulheres que têm menos de dois filhos são forçadas a inserir um DIU (Dispositivo Intrauterino) para não ficarem grávidas. Algumas, depois de sair da China, descobrem que estão estéreis.

    O estudo de Zenz trouxe o relato de algumas mulheres que estiveram nos campos de reeducação e foram obrigadas a tomar injeções que as fizeram parar de menstruar ou que causaram sangramentos incomuns, consistentes com efeitos de drogas anticoncepcionais. A pesquisa também apontou, com base em documentos do governo chinês, que em áreas rurais mulheres uigures são obrigadas pelas autoridades de saúde locais a realizar exames ginecológicos e a cada dois meses precisam fazer teste de gravidez.

    Ordens de oficiais locais dão a entender que, se constatada a gravidez, o aborto deve ser realizado, embora a palavra não seja citada. Mas relatos de ex-detentas dos campos de reeducação confirmam a prática. Gulzia Mogdin contou à AP que durante uma visita à China em 2017 ela foi levada a um hospital depois que oficiais descobriram que ela tinha o aplicativo Whatsapp instalado no celular. Mogdin morava no Cazaquistão, mas era chinesa. Após um exame, as autoridades descobriram que ela estava grávida de dois meses e exigiram que abortasse, ameaçando prender o irmão dela caso se recusasse. Ela disse à AP que durante o aborto, os médicos inseriram um aspirador elétrico no útero e sugaram o feto para fora do corpo. Seria o primeiro filho que ela teria com o novo marido.

    Tursunay Ziyawudun, outra mulher que esteve em um dos campos de reeducação de minorias, contou à AP que uma das “professoras” do lugar dizia às mulheres que elas teriam que abortar se as autoridades de saúde descobrissem que estavam grávidas. Ela contou também que uma das colegas que estava grávida desapareceu do campo e que duas primas resolveram abortar por conta própria, com medo de serem detidas.

    Alguns condados fizeram investigações para identificar e expulsar pais que tiveram muitos filhos, mesmo décadas atrás. De acordo com reportagem da AP, funcionários e policiais armados começaram a bater de porta em porta procurando crianças e mulheres grávidas, enquanto oficiais de governo locais anunciavam recompensas para aqueles que denunciassem “nascimentos ilegais”.

    Um homem que teve sete filhos foi condenado a sete anos de prisão em 2017, contaram os parentes dele à AP. Documentos vazados em fevereiro de 2020 mostraram que em um condado de Xinjiang, dos 484 uigures presos em campos de “reeducação”, 149 estavam lá porque tiveram muitos filhos. Prender pais que têm filhos além do limite permitido é uma prática autorizada em pelo menos três condados, segundo informou Zenz.

    Natalidade em queda

    Com todas essas ações coercitivas em andamento, Zenz constatou que, entre 2017 e 2018, o crescimento populacional nos municípios onde os uigures são maioria ficou abaixo do crescimento médio observado nos municípios onde a etnia Han é predominante entre 2017 e 2018, um ano após a taxa de esterilizações na região ultrapassar drasticamente a taxa nacional. No ano passado, a taxa de natalidade na China caiu 4,2%, mas em Xinjiang ela foi 24% menor em relação ao ano anterior.

    “Esse tipo de queda é sem precedentes... existe uma crueldade", disse Zenz, que é especialista em policiamento das regiões minoritárias da China. "Isso faz parte de uma campanha de controle mais ampla para subjugar os uigures".

    Outro dado que mostra a extensão desta campanha do governo de Xi Jinping é o número de DIU’s inseridos em mulheres de Xinjinag. Em 2014 eram cerca de 200 mil e em 2018, 330 mil - um aumento de 60%, enquanto que em outras regiões da China esse número tem diminuído.

    A China justifica essas medidas genocidas dizendo que grandes famílias uigures são a raiz do terrorismo islâmico em Xinjiang. Autoridades regionais ainda estimulam o casamento entre etnias para diluir a identidade cultural dos uigures e promover a assimilação de uma “raça nacional chinesa”, segundo Zenz.

    "Essas descobertas levantam sérias preocupações sobre se as políticas de Pequim em Xinjiang representam, em aspectos fundamentais, o que pode ser caracterizado como uma campanha demográfica de genocídio", segundo as definições da ONU, disse Zenz no relatório.

    Nesta segunda-feira, após a publicação da pesquisa e da reportagem da AP, a Aliança Interparlamentar da China (IPAC, na sigla em inglês), um recém-criado grupo de parlamentares norte-americanos, europeus e australianos de vários partidos políticos, disse que vai pressionar por uma investigação sobre crimes contra a humanidade em Xinjiang.

    Resposta da China

    Em resposta ao relatório de Zenz e à matéria da AP, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que as histórias reveladas são falsas e inventadas e que o governo chinês trata todas as etnias igualmente.

    Por décadas as autoridades chinesas permitiam apenas um filho por casal para os membros da etnia Han e histórias de contracepção forçada também eram comuns. Mas a partir de 2016, o presidente Xi Jinping implementou políticas iguais de planejamento familiar para todas as etnias e oss chineses Han puderam ter dois filhos, ou três se moram em áreas rurais, assim como as minorias.

    21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 21 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • P

      paulo cesar de castro silveira

      ± 0 minutos

      Acontece o mesmo no Nepal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        All Jr

        ± 8 horas

        A grande mídia internacional, salvo algumas honrosas exceções, é cumplice nesse genocídio praticado abertamente pelo Partido Comunista Chinês... o mundo vai muito mal das pernas... pior que estão "exportando" essa forma de governo através da esquerda para os países do Ocidente: censura, cumplicidade, autoritarismo e coisas parecidas com tudo, menos com democracia.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          Juarez Waltrick Kohler

          ± 24 horas

          E pode falar mal da china ???? Eu nao serei punido ou linchado publicamente ???? Com Biden a CENSURA contra a china será brutal. Aguardem. A liberdade de expressao será a liberdade de expressao que o Partido Comunista chines PERMITIR.... E vc ainda acha que Biden é a salvacao.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            LEONARDO

            ± 127 dias

            Não vai sair na TV BAND essas informações.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Ricardo Amaral

              ± 129 dias

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jr

                ± 129 dias

                Impressionante como ninguém comenta ou critica essa barbárie! Cadê os direitos humanos??????

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carmo Augusto Vicentini

                  ± 129 dias

                  Demônios vermelhos realizando a obra do Mal.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Juarez Waltrick Kohler

                    ± 129 dias

                    Em tempo, o Mundo Civilizado vai eliminar a china. Aguardem. Olho-por-olho.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARIUZA ERNST

                      ± 130 dias

                      Algum esquerdalha para defender a China? Afinal os pensamentos são semelhantes.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Polaco

                        ± 130 dias

                        Mas não digam que a peste é chinesa e não acusem eles de terem escondido informações da doença, não sejam malvados, os médicos que os acusaram morreram de causas naturais, a China é o Paraíso dos Mortadelas e é proibido falar mal deles.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marcio Martins Cordeiro

                          ± 130 dias

                          A China, com seus produtos baratos e com qualidades muito duvidosa, está conquistando os mercados internacionais. Estamos esquecendo que a china é comunista, uma ditadura que persegue aqueles que questionam suas diretrizes, sem liberdades de imprensa e de internet, que explora imensamente sua população economicamente ativa. Fatos suficientes para motivar um rompimento de relações comerciais com esse país.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LEONARDO BARBASKI

                            ± 130 dias

                            Na lógica, nós nos preocupamos mais com os nazistas do que com os chineses porque os alemães são mais próximos de nós do que os chineses. Mas o que ambos fizeram/fazem é a mesma coisa. Genocídio, eugenia, campos de concentração... Porque Hitler é demonizado e Xi Jinping não? Sobre o racismo contra os uigures, porque não é falado e falam do racismo contra os negros? Devemos nos autopreservar e não ficar com esse humanismo disfarçado. A China é racista, elitista e militarista. Em qualquer país ocidental isso é o ultraje do horror. Mas com a China quem se importa?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulista

                              ± 130 dias

                              Cadê a turma dos Direitos Humanos? Bando de Hipócritas, se borram todos quando o assunto é China. COVARDES.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Admar Luiz

                                ± 130 dias

                                Pois é, e alguém acredita em alguma coisa que venha da China? Ah sim, a turma da esquerda, do Psol, do PT acreditam. também algumas mídias por aí que estão sendo financiadas pela China, né? Podes crer bicho!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  Mirtão

                                  ± 129 dias

                                  O Dória também acredita.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                João Carlos Carvalho

                                ± 130 dias

                                Ninguém que raciocina acredita nas mentiras dos esquerdistas principalmente os chineses ! Eles estão destruindo diversos países africanos !

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Bruno Fernandes Pinto

                                  ± 130 dias

                                  Parabéns à Gazeta do Povo pelas reportagens que denunciam o governo chinês! Eles devem ser desmascarados continuamente, pois a máquina de mentira deles também não descansa.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JOSE Z. NETO

                                    ± 130 dias

                                    O socialismo/comunismo/progressismo seguem o mesmo senhor , aquela criatura... O governo chines tem na mentira a base para sobreviver. Aqui no ocidente a esquerda acha bonitinho o governo chines e finge que não vê que o socialismo é um governo de opressão, porque senão os ........ (espaço reservado para você escrever o que quiser) que os seguem acabam percebendo e se rebelam e a escravidão do proletariado não se concretiza.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Austríaco-PR

                                      ± 130 dias

                                      Precisamos reduzir a importância da China na nossa pauta comercial....

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Maquiavel

                                        ± 130 dias

                                        Ou o mundo acaba com a China ou a chinesada comunista maldita lazarenta acabará com o mundo

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • F

                                          F.Neto

                                          ± 18 horas

                                          Com a China, não, com o PCC.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.