• Carregando...
Widny Neves teve fraturas no pescoço, braço e ombro | Reprodução
Widny Neves teve fraturas no pescoço, braço e ombro| Foto: Reprodução
  • O metal no qual os acrobatas estavam pendurados se soltou da base

Uma plataforma se rompeu durante uma apresentação do circo Ringling Brothers and Barnum & Bailey no estado norte-americano de Rhode Island no domingo (4) e deixou nove pessoas seriamente feridas. O acidente ocorreu durante um número no qual oito acrobatas formavam o desenho de um candelabro penduradas pelo cabelo. Elas caíram e atingiram um dançarino que estava embaixo da estrutura. Três brasileiras que integravam a equipe ficaram feridas: Stefany Neves, Dayana Florentino e Widny Neves.

Dayana Florentino, de 25 anos, operou a coluna na madrugada deste domingo (4). Já Widny Achelein Arce Neves teve fraturas no pescoço, braço, clavícula e ombro e já passou por cirurgias. Ela não corre risco de morte. Segundo Griselda Arce Neves, mãe da artista que é de Joinville (SC), em entrevista pelo telefone à Gazeta do Povo, o número havia estreado há quatro meses e a estrutura era feita com material de alpinismo. A queda de Widny foi amortecida por Stefany Neves, que estava pendurada a catarinense pelos cabelos.

Widny integra a quarta geração de artistas de circo da sua família. Quando se formou em Educação Física em Joinville, se mudou para os Estados Unidos e foi trabalhar em um grande circo. Dois tios dela também trabalham nos EUA. O Ringling Brothers and Barnum & Bailey está providenciando a passagem para a mãe ir para os EUA.

Cirurgia

A trapezista Stefany Neves, de 19 anos, passará por uma cirurgia no fêmur no Hospital de Rhode Island, nesta segunda-feira (5), após ter caído de uma altura de aproximadamente 12 metros durante a apresentação. De acordo com Renata Neves Bezerra, a irmã da acrobata, Stefany contatou a família nesta segunda (5) e aparentava calma.

"Ela passou a noite sedada. Não lembra de tudo [sobre o acidente], mas está consciente. A voz dela estava calma e tranquila, talvez pelo efeito dos medicamentos", contou Renata. A trapezista caiu de pé e fraturou os calcanhares e o fêmur e teve o fígado perfurado por uma costela. No domingo [4], ela foi submetida a uma cirurgia no fígado para estancar uma hemorragia. A mãe delas, Eliane Neves, e o irmão Rodrigo Neves viajam nesta segunda [5] para a cidade de Provence, capital do estado de Rhode Island, nos Estados Unidos para acompanhar as cirurgias.

O porta-voz da companhia Feld Entertainment, Stephen Payne, afirmou que as oito acrobatas caíram de uma altura de aproximadamente 12 metros, depois que o metal no qual elas estavam pendurados se soltou da base.

O gerente da companhia, Roman Garcia, pediu às pessoas para rezar pelos feridos. "Todos estão bem e conscientes", disse Garcia, menos de duas horas depois do acidente.

Sydney Bragg, de 14 anos, estava na hora do acidente e disse que a plataforma começou a cair próximo à arena. A princípio, ela achou que fazia parte do ato.

"Caiu de uma hora para a outra", contou Sydney. A menina também falou que as luzes que estavam focadas nos acrobatas caíram depois do acidente. "Escutei um barulho enorme e então ouvi as meninas gritando", disse Sydney.

O comissário da Secretaria Pública de Segurança, Steven Pare, disse que os oficiais e inspetores ainda não determinaram a causa do acidente. Pare falou que nenhum dos feridos corre risco de vida.

Os dois shows do circo agendados para o próximo domingo (11) e outros dois para segunda (12) não foram confirmados.

Colaborou Joana Neitsch.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]