• Carregando...

Dois adolescentes foram absolvidos nesta quarta-feira de planejar uma matança em sua escola em Manchester que imitaria o massacre na escola norte-americana Columbine, em 1999.

Os promotores disseram que Matthew Swift, agora com 18 anos, e seu amigo Ross McKnight, 16, ambos de Denton, Greater Manchester, planejavam plantar uma bomba em um shopping center e, em seguida, matar alunos e professores na escola de ensino básico Audenshaw.

Mas após deliberar por somente 45 minutos, o júri absolveu os dois de conspiração para assassinar e causar explosões que provavelmente ameaçariam vidas, relatou a Associação de Imprensa.

O promotor Peter Wright disse à corte que a dupla ficou obcecada com os assassinos de Columbine Eric Harris e Dylan Klebold, que assassinaram 12 estudantes e uma professora e depois se mataram em sua escola no Colorado dez anos atrás.

Wright disse que os adolescentes pretendiam copiar o ataque e haviam "concordado em converter suas fantasias em realidade."

Grande parte do caso se baseou em diários que ambos mantinham, cheios de declarações raivosas contra a sociedade e a escola, e planos para o "Projeto Arco-íris", o nome que deram ao suposto ataque.

Mas os advogados dos adolescentes disseram que os diários eram somente garatujas de dois garotos com imaginação fértil demais.

Swift disse ao júri que seu interesse em Columbine, na verdade, foi despertado por sua escola quando os alunos assistiram ao documentário "Tiros em Columbine", de Michael Moore.

Ele contou que seus escritos eram "uma maneira ingênua e patética de extravasar minha raiva adolescente."

Os jurados riram quando o pai de McKnight, policial há quase 20 anos, disse à corte que seu filho era cheio de ideias "estapafúrdias".

Swift disse que agora quer "deixar tudo isso para trás".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]