Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ilegais

África do Sul prende 745 estrangeiros

O país enfrentou nas últimas semanas a morte de sete pessoas e prisão de mais de 300 devido à crise

A polícia da África do Sul prendeu 745 imigrantes ilegais em uma operação executada ao longo das últimas semanas para restabelecer a ordem após a onda de ataques contra residentes estrangeiros no país. Ele serão deportados, informou um comunicado oficial. Também foram detidas 144 pessoas por crimes de roubo, assassinato, tráfico de drogas e posse ilegal de armas.

A operação contra imigrantes ocorreu semanas depois da violência xenofóbica que causou a morte de sete pessoas e deixou milhares de refugiados, atos que terminaram com a prisão de mais de 300 pessoas.

Organizações de defesa dos direitos humanos e outros observadores criticaram o fato de o governo ter recorrido ao exército para prender imigrantes ilegais no país.

A chamada “Operação Fiela” (“varrer” ou “limpar”, em língua soto) foi executada de forma conjunta pela polícia e pelo Exército e começou no dia 22 de abril com revistas em dois albergues de trabalhadores zulus de Johanesburgo, onde moravam os autores de vários atos xenofóbicos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.