• Carregando...
Presidente defendeu sua postura de confronto com o Ocidente e Israel, antes de discursar na 63º Assembléia Geral da ONU | Chip East  / Reuters
Presidente defendeu sua postura de confronto com o Ocidente e Israel, antes de discursar na 63º Assembléia Geral da ONU| Foto: Chip East / Reuters

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, acusou nesta terça-feira (23) os Estados Unidos de cercarem o seu país e disse que Washington é a verdadeira ameaça à estabilidade mundial.

O presidente do Irã, logo antes de discursar na 63ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), defendeu sua postura de confronto com o Ocidente e Israel.

"Eu gostaria de perguntar a vocês: o (exército) iraniano que está ao redor do seu país, ou são as tropas americanas que estão ao nosso redor?" ele disse durante entrevista à Rádio Pública Nacional dos EUA.

"São as tropas americanas que estão ao redor das nossas fronteiras. Não são as nossas que estão ao redor das fronteiras americanas. Então, o que exatamente os americanos fazem lá?", questionou Ahmadinejad.

Ao se referir à crise financeira nos Estados Unidos, Ahmadinejad disse ao jornal Los Angeles Times que "a economia mundial não suporta mais o déficit orçamentário e as pressões financeiras (dos EUA)".

Apesar de três rodadas de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã, o governo de Teerã continua a desafiar os pedidos dos EUA e do Ocidente para suspender o seu programa de enriquecimento de urânio, um processo que Israel e os EUA afirmam está sendo usado para produzir no futuro armas nucleares

O Irã afirma que tem apenas objetivos pacíficos.

Ahmadinejad culpa os EUA pelas tensões mundiais e descreveu o Estado de Israel como "um avião que perdeu a sua turbina".

Ahmadinejad, que no passado pediu a destruição de Israel, disse hoje que o Estado de Israel deveria ser transformado em um estado unificado com judeus e palestinos, incluídos refugiados palestinos regressados, que superariam de longe em número a população judaica majoritária. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]