• Carregando...

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, saudou nesta segunda-feira (24) a resistência libanesa contra Israel. Ele fez o elogio durante encontro com o presidente do Líbano, Michel Suleiman, segundo a agência estatal Irna. De acordo com Ahmadinejad, a guerra de 34 dias em 2006 entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, trouxe "muitos sucessos para o povo libanês e para a região". Mais de 1.200 pessoas morreram no confronto.

Para Ahmadinejad, o conflito abalou o "mito da invencibilidade dos inimigos". O líder iraniano apontou que a guerra de 2006 tinha como objetivo destruir o país, mas foi um "ponto de inflexão na recuperação da identidade e unidade libanesas". O Irã, país de maioria xiita, apóia o Hezbollah, que também recebe ajuda da Síria. Porém, o Irã nega acusações de Israel e de outros países, segundo os quais ajuda o grupo militarmente.

Suleiman fez uma visita de dois dias a Teerã acompanhado de seis ministros. Um funcionário do governo libanês afirmou que um dos objetivos da viagem era buscar uma "estratégia de defesa nacional" para o Líbano. O arsenal do Hezbollah ainda é um assunto delicado no país. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]