• Carregando...
Angela Merkel e  Hollande se encontraram em Paris | Charles Platiau/Reuters
Angela Merkel e Hollande se encontraram em Paris| Foto: Charles Platiau/Reuters

Os governos da França e da Alemanha querem a escolha de uma autoridade que se dedique exclusivamente às políticas econômicas e financeiras da zona do euro, composta por 17 países.

Atualmente, as políticas são definidas durante reuniões regulares de ministros da zona do euro, o Eurogrupo. Um dos 17 ministros é indicado como presidente do órgão, cargo ocupado atualmente pelo holandês Jeroen Dijsselbloem.

Para François Hollande e Angela Merkel, falta uma figura central para liderar o Eurogrupo. Durante coletiva de imprensa conjunta em Paris, Hollande disse que ele e Merkel "concordam que deve haver mais cúpulas dos membros da zona do euro, com um presidente em tempo integral com poderes fortalecidos".

Hollande e Merkel apresentaram uma série de propostas para combater o desemprego entre jovens, incentivar os empréstimos para pequenas empresas e harmonizar os sistemas tributários na zona do euro. Os dois também comentaram uma proposta da Comissão Europeia sobre a criação de um mecanismo para lidar com a falência de bancos.

Segundo Hollande e Mer­kel, esse mecanismo deveria ser financiado pelo próprio setor financeiro e o Me­canismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) deveria ser usado apenas como uma segunda linha de defesa. Os dois líderes comentaram que pode ser estudada uma possível fusão do ESM com esse mecanismo para lidar com a falência dos bancos, mas afirmaram também que os critérios para que o ESM possa recapitalizar diretamente os bancos da zona do euro ainda não foram decididos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]