• Carregando...

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta terça-feira que a Alemanha e a Suécia concordam que a Europa precisa mudar sua política de asilo e que uma distribuição justa dos refugiados entre os 28 membros da União Europeia (UE) é necessária, disse ela em uma coletiva de imprensa juntamente com o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven.

Os comentários de Merkel vieram depois de notícias nos últimos dias de que Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, deverá apresentar nesta quarta-feira um plano em que os países da União Europeia (UE) concordam em aceitar, durante os próximos dois anos, um adicional de 120 mil refugiados de países onde eles estão entrando no bloco.

O plano da Comissão Europeia para realocar 160 mil refugiados que entram no bloco é o primeiro passo importante, mas não o suficiente para combater a crise imigratória, pois é impossível estimar quantas pessoas necessitadas de asilo podem vir para a UE, disse a Merkel.

“A Alemanha e a Suécia concordam que precisamos de uma cota no número de refugiados que têm o direito de asilo e que serão então distribuídos entre os paísesda UE de acordo com princípios justos”, disse Merkel.

“Parabenizamos a iniciativa de Jean-Claude Juncker ... como um primeiro passo importante. Teríamos, então, a obrigação de distribuir um certo número de refugiados. Mas uma outra etapa precisa ser feita, porque não podemos determinar o número exato de refugiados. No final, precisamos de um sistema aberto com a distribuição de ligação das pessoas que têm o direito de pedir asilo”.

Dezenas de milhares de refugiados entraram na Alemanha na semana passada e o governo espera que 800 mil pessoas peçam asilo só este ano, um valor igual a cerca de 1% da sua população e quatro vezes maior que o do ano passado.

No entanto, é a Suécia que tem levado o maior número de refugiados per capita em relação à qualquer outro país europeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]