• Carregando...

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha está planejando retirar suas tropas militares do Afeganistão nos próximos quatro anos, de acordo com reportagem publicada pela revista semanal Der Spiegel neste domingo. A controversa missão militar alemã no Afeganistão tem mais de 4,2 mil soldados, e tem sido alvo de críticas crescentes depois do bombardeio de 4 de setembro, em Konduz, ordenado por militares alemães e no qual houve várias vítimas civis.

A reportagem do Der Spiegel saiu duas semanas antes das eleições alemãs, nas quais o Ministro do Exterior, Frank-Walter Steinmeier, disputará contra a atual chanceler Angela Merkel. Alguns partidos da oposição alemã já dizem que a matéria na revista não passa de manobra política. "Não precisamos de manobras de campanha política. Precisamos de um plano sólido de reconstrução e de perspectivas para uma retirada a partir de 2013," disse Juergen Tritten, do Partido Verde.

Na semana passada, Angela Merkel concordou com líderes franceses e britânicos sobre a necessidade de se fazer uma conferência internacional sobre o Afeganistão. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a conferência "não pode apenas tratar de objetivos vagos" e deve incluir na pauta o treinamento de forças locais para a retomada do controle do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]