• Carregando...
Prédio principal da Universidade do Texas, onde, agora, a posse de armas entre alunas foi autorizada | Larry D. Moore/Wikimedia Commons
Prédio principal da Universidade do Texas, onde, agora, a posse de armas entre alunas foi autorizada| Foto: Larry D. Moore/Wikimedia Commons

O porte de armas nos câmpus universitários públicos do Texas foi autorizado, nesta segunda-feira (1º.), um sinal verde dado no mesmo dia do 50º. aniversário de um tiroteio em uma universidade texana.

Em virtude da nova norma, cada universidade pública desse estado do sul dos Estados Unidos permitirá o porte oculto de uma arma de fogo, mas pode limitar o local nos quais se aplica. As universidades privadas não estão incluídas na lei.

Gregory Fenves, presidente da Universidade do Texas, onde ocorreu uma matança de 14 pessoas em 1966, prevê que a medida passe quase despercebida nesse campus de Austin, a capital do estado.

“Nosso campus é muito seguro”, declarou. “E penso que continuará assim”.

A partir de agora, oito estados norte-americanos autorizam o porte de armas em câmpus americanos, entre eles Oregon, Colorado e Wisconsin. Na outra ponta,18 estados proíbem-no especificamente.

Polêmica

Três professores da Universidade de Austin apresentaram uma denúncia contra a iniciativa, alegando que seu direito à liberdade de expressão se veria afetado por causa da atmosfera de temor que ocorrerá com a existência de estudantes armados.

Em uma recente coluna de opinião no jornal Dallas Morning News, uma professora de uma universidade pública de Dallas compartilhou suas preocupações.

“Não tenho medo das armas de fogo. Tenho medo dessa associação: estresse pelos exames parciais, doença mental não diagnosticada e possibilidade de estar armado dentro da universidade”, escreveu Seema Yasmin.

Os defensores da lei afirmam que a autorização garante uma maior segurança de estudantes e professores e alegam que um eventual atirador pode ser detido mais rápido, se houver estudantes e professores armados nas universidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]