• Carregando...
Uribe disse que a greve do Judiciário "está causando ao país uma tragédia" | Jose Miguel Gomez / Reuters
Uribe disse que a greve do Judiciário "está causando ao país uma tragédia"| Foto: Jose Miguel Gomez / Reuters

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, decretou na noite desta quinta-feira (9) estado de exceção por 90 dias para enfrentar a crise causada pela greve de funcionários do Judiciário, que já dura 37 dias e que bloqueou cerca de 160 mil processos. Numa mensagem transmitida para todo o país, o presidente disse que se decidiu pelo estado de comoção interior depois que fracassaram as negociações com os empregados judiciais. Uribe justificou a necessidade da medida devido aos danos sofridos pelo país com os processos parados, com a quantidade de criminosos que ficaram soltos ou a ponto de voltar às ruas.

Segundo Uribe, durante a greve, mais de 2.700 pessoas capturadas por homicídio, narcotráfico e porte de arma ficaram em liberdade por ter vencido o mandato de prisão; mais de 120 mil processos aguardam sentença; e não se realizaram outras 25 mil audiências.

"Isso está causando ao país uma tragédia", disse Uribe, que passou o dia em consulta com assessores antes de anunciar o decreto.

O presidente advertiu que poderiam ficar livres, devido à greve, traficantes de drogas e autores de crimes graves, como o responsável pelo seqüestro e morte de Liliana Gaviria, irmã do ex-presidente César Gaviria, morta em 2006.

Segundo o ministro do Interior, Fabio Valencia, o decreto dará ao conselho superior judiciário faculdades extraordinárias para garantir o descongestionamento dos despachos. De acordo com fontes no governo, após quase 40 dias de greve, os prejuízos chegam a US$ 60 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]