• Carregando...
américa latina discute amazônia
Queimada controlada para abrir fazenda na selva do Peru.| Foto: Ernesto BENAVIDES/AFP

Seis países da América Latina vão se reunir nesta sexta-feira (6) na Colômbia, em caráter de urgência, para discutir a proteção da Amazônia. Segundo o chanceler do país anfitrião, Carlos Holmes Trujillo, a cúpula vai lançar uma "convocação global" para avançar nas atividades regionais para conservação, desenvolvimento tecnológico, coordenação de ações para a preservação da Amazônia.

Estarão presentes os presidentes do Peru, Martín Vizcarra; Colômbia, Iván Duque; Equador, Lenín Moreno; e da Bolívia, Evo Morales; o vice-presidente do Suriname, Ashwin Adhin; e o chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, que vai representar Jair Bolsonaro - que não viajará por conta questões médicas, apesar de afirmar que participará por vídeo-conferência, segundo a agência AFP. Ficarão de fora da cúpula três países que têm floresta amazônica em seu território: Venezuela, Guiana e Guiana Francesa.

De acordo com Trujillo, o objetivo do encontro latino-americano, que ocorrerá na cidade de Letícia, é estabelecer um Pacto pela Amazônia. Ele terá "ações concretas" e uma carta de compromissos para os países amazônicos, da região e da comunidade internacional para proteger a maior floresta tropical do mundo.

A proteção da Amazônia virou questão de urgência depois que notícias de incêndios ganharam repercussão internacional e foram um dos principais temas da cúpula do Grupo dos Sete (G7), no mês passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]