• Carregando...

A ex-secretária de Estado americana e principal promessa democrata para as eleições presidenciais de 2016 Hillary Clinton é vista como uma líder forte, firme e confiável por mais americanos do que o presidente Barack Obama, seu correligionário. É o que mostra uma pesquisa CNN/ORC International divulgada hoje.

Segundo o levantamento, 64% dos entrevistados consideram Hillary uma líder forte e a mesma quantidade a classifica como firme, contra os 50% e 53% que têm as mesmas opiniões, respectivamente, sobre Obama após seus cinco anos de mandato.

Entre os 801 adultos entrevistados em todo o país entre 7 e 9 de março, 58% disseram que a ex-secretária de Estado "inspira confiança". No caso de Obama, foram 49%.

A maior diferença, contudo, está na avaliação sobre a capacidade de governar: 59% acreditam que Hillary tenha esse potencial, contra 43% que dizem o mesmo sobre o presidente.

A ex-primeira-dama, que perdeu para Obama nas primárias democratas de 2008, é líder nas pesquisas de intenção de voto para 2016.

Nesta mesma pesquisa, 61% dos entrevistados disseram que Hillary tem experiência para ser presidente e 55% acreditam que ela pode fazer a economia voltar a avançar.

Em comparação com um pesquisa realizada em 2007, meses antes de ela disputar a pré-candidatura democrata, Hillary aparece melhor avaliada em vários pontos. Hoje, 68% dizem ter empatia com ela (cinco pontos percentuais a mais que em 2007), 56% afirmam partilhar de seus mesmos valores (seis pontos a mais) e outros 56% a consideram honesta (cinco pontos a mais).

"Clinton goza de uma reserva de boa vontade que é invejada por qualquer potencial candidato à presidência", avalia o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.

Republicanos

Se entre os democratas, Hillary se apresenta cada vez mais como a opção para disputar a Casa Branca, os republicanos ainda tentam buscar um nome que cative o eleitorado.

A mesma pesquisa da CNN mostra que o senador pelo Kentucky Rand Paul lidera hoje as pesquisas entre os eleitores republicanos e independentes, com uma estreita vantagem sobre o deputado pelo Wisconsin Paul Ryan, que foi vice na chapa de Mitt Romney em 2012: 16% contra 15%.

Em terceiro, está o governador do Texas, Rick Perry, com 11%. O governador de Nova Jersey, Chris Christie, que liderava as pesquisas até o fim do ano passado, perdeu popularidade após os escândalos em que se viu envolvido no começo deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]