Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Amorim discute trégua em Israel

A ministra israelense das Relações Exteriores, Tzipi Livni, recebeu Celso Amorim em Jerusalém | Ronen Zvulum/Reuters
A ministra israelense das Relações Exteriores, Tzipi Livni, recebeu Celso Amorim em Jerusalém (Foto: Ronen Zvulum/Reuters)

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, esteve ontem em Jerusalém, onde se reuniu com a ministra israelense das Relações Exteriores, Tzipi Livni, para defender um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Amorim não fez qualquer declaração ao chegar à chancelaria israelense, procedente da Síria, onde foi recebido pelo presidente sírio, Bachar Al Assad, e pelo chanceler Walid Muallem, na primeira etapa de seu giro pelo Oriente Médio.

Ao término de seu encontro com Al Assad, o chanceler brasileiro defendeu o "diálogo" e disse que o "primeiro passo que deve ser dado é restaurar a paz" na Faixa de Gaza. Amorim lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a realização de uma conferência internacional para encontrar uma solução para o conflito.

Ao lado de seu colega sírio, Amorim afirmou que Damasco "é um importante interlocutor para a paz na região e deve desempenhar um papel construtivo". A Síria, que não mantém relações diplomáticas com Israel, suspendeu suas conversas indiretas com o Estado hebreu, através da Turquia, em protesto contra a ofensiva israelense em Gaza para desarticular o movimento radical palestino Hamas.

Hoje, Amorim viaja a Ramallah, na Cijordânia, para encontrar o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas; o primeiro-ministro, Salam Fayyad, e o titular das Relações Exteriores, Riad Malki. O chanceler brasileiro viaja amanhã para Amã, onde se reúne com o rei Abdallah II da Jordânia e seu colega Salá Bashir.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.