• Carregando...
Memorial em homenagem a George Floyd, em Minnesota, EUA.
Memorial em homenagem a George Floyd, em Minnesota, EUA.| Foto: jrferrermn/Bigstock

No aniversário da morte de George Floyd, dezenas de tiros dispararam no meio do dia na Praça George Floyd em Minneapolis, forçando repórteres e espectadores a se esquivar e abaixar.

O simbolismo era inconfundível - a onda de protestos em homenagem a um ano da morte de Floyd coincidiu com uma onda de crimes urbanos que fez do tiroteio algo terrivelmente comum.

Na verdade, o cruzamento onde Floyd foi morto, agora um memorial, está bloqueado para o tráfego de veículos, e tornou-se um incentivo para o caos.

O problema da segurança pública pode estar prestes a desempenhar seu papel mais significativo na política americana desde meados da década de 1990, quando iniciou-se um declínio do crime que durou décadas, e que perdeu continuamente sua importante política.

Donald Trump tentou fazer da lei e da ordem uma questão importante em 2020, mas os distúrbios que ele denunciou com tanta veemência eram, na maioria dos lugares, transitórios demais para se tornar uma questão evidente.

Agora, depois de mais de um ano de uma onda de crimes graves nos Estados Unidos, os democratas estão se enganando se pensam que não serão culpados pelo aumento da violência nas cidades administradas pelos democratas.

No geral, os assassinatos aumentaram em mais de 25% nos Estados Unidos no ano passado, o maior salto em 60 anos.

Certamente, as dificuldades da pandemia foram um fator, mas também é óbvio que a agitação anti-policial deixou os policiais no contrapé. A primeira prova é Minneapolis.

Na esteira do assassinato de Floyd, o conselho da cidade prometeu acabar com o departamento de polícia, uma das promessas mais estranhamente inatingíveis e autodestrutivas já feitas por um corpo eleito.

Claro, ele não poderia cumprir isso mais do que poderia ter cumprido a promessa de eliminar os semáforos ou a remoção municipal de neve.

Ainda assim, os policiais abandonaram o departamento da polícia enquanto o crime disparava. O prefeito progressista de Minneapolis, Jacob Frey, que queria desesperadamente exibir-se em num manifesto (quase tribunal) anti-policial no verão passado (embora, para seu crédito, não se comprometeu a tirar fundos da polícia), agora, ocasionalmente, parece que está incorporando Rudy Giuliani por volta de 1993.

Outro progressista obstinado, o prefeito de Portland Ted Wheeler, confrontado com a agitação contínua que antes era atribuída a Trump, pediu que os residentes "recuperassem a cidade" e desmascarassem, prendessem e processassem os baderneiros.

Los Angeles cortou o orçamento da polícia em 8% na esteira dos protestos de Floyd e agora está adicionando-o de volta. No sul de Los Angeles, o departamento de polícia está aumentando as patrulhas e as paradas de veículos em busca de armas e membros de gangues.

Irving Kristol disse a famosa frase que um neoconservador é um liberal que foi assaltado pela realidade.

Se os políticos progressistas que agora parecem mais amigáveis ​​com a polícia não foram assaltados, pelo menos ficaram alarmados com o som dos tiros se aproximando.

Mas a reviravolta não é universal. A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, foi questionada outro dia se há um problema de criminalidade e, parecendo tão evasiva como quando discute a fronteira, disse apenas que há um "problema com armas". Esta foi uma referência ao argumento completamente inconvincente de que o aumento das vendas de armas levou ao aumento da criminalidade quando o aumento nas vendas de armas, desde meados da década de 1990, nunca antes levou a um aumento da criminalidade.

O problema que os democratas têm é que eles aceitaram - e celebraram - pessoas que argumentam abrangentemente contra a polícia como sendo sistematicamente racista.

Este argumento não permite, naturalmente, nuances. Na verdade, logicamente envolve pedir menos policiais e menos financiamento policial, uma agenda que será difícil de vender para a maioria das pessoas nas melhores circunstâncias, mas é tóxica em um ambiente de aumento da criminalidade.

O Black Lives Matter já vem perdendo apoio nas pesquisas, enquanto a confiança na polícia vem crescendo.

As coisas teriam de piorar muito para que o crime se tornasse uma questão tão central como era na década de 1970. Mas os democratas que não estão alarmados com o fato de os repórteres estarem se esquivando das balas no memorial a George Floyd estão colocando em risco seu destino político.

Rich Lowry é o editor da National Review.

©2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]