• Carregando...
Passageiros esperam dentro de trem por retorno de energia elétrica para seguirem viagem na cidade de Allahabad, na Índia | REUTERS/Jitendra Prakash
Passageiros esperam dentro de trem por retorno de energia elétrica para seguirem viagem na cidade de Allahabad, na Índia| Foto: REUTERS/Jitendra Prakash

Um apagão nesta segunda-feira deixou 370 milhões de pessoas sem energia elétrica e, em alguns casos, sem água durante o verão na Índia, o que provocou o caos no sistema de transporte urbano, principalmente na capital, Nova Délhi. Número de pessoas equivale a mais do que a população dos Estados Unidos e Canadá combinadas.

Esta é a pior avaria no sistema de energia elétrico na Índia em 11 anos, segundo as autoridades.

Segundo os primeiros elementos da investigação, uma sobrecarga no sistema teria provocado vários cortes de fornecimento, segundo Shinde, que lamentou "um acidente, uma avaria".

O problema afetou todo o tráfego ferroviário na região, o metrô de Nova Délhi e os semáforos nas grandes cidades, o que gerou grandes engarrafamentos durante a manhã.

Os nove estados afetados são Nova Délhi, Pendjab, Haryana, Uttar Pradesh, Himachal Pradesh, Rajasthan, Jammu-y-Caxemira, Uttaranchal e Madhya Pradesh.

Em Nova Délhi, o metrô já voltou a funcionar, mas com apenas 25% da capacidade.

A rede elétrica caiu por volta das 2h30 da manhã (horário local) pois não conseguia mais suprir a enorme demanda causada pelo verão, disseram autoridades do Estado de Uttar Pradesh. No entanto, o ministro de Energia Sushil Kumar Shinde afirmou que não tinha certeza do porquê do colapso e criou um comitê de investigação.

No final da manhã, 60% da energia foi restabelecida, afirmou o ministro. Foi necessário puxar eletricidade das redes do leste e oeste, bem como comprar energia hidrelétrica do país vizinho Butão.

Os moradores de Nova Délhi foram acordados quando seus ventiladores e ar-condicionados pararam de funcionar. A temperatura na cidade estava em cerca de 35º, com umidade em 89%. O sistema de metrô, que transporta 1,8 milhões de pessoas diariamente, parou por horas durante a manhã.

Shinde quis escapar dos questionamentos criticando outros países incluindo o Brasil. "Eu peço que vocês olhem a situação em outros países", disse ele. Um terço das residências na Índia não têm eletricidade nem mesmo para acender uma lâmpada, de acordo com o último censo. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]