• Carregando...
Carros circulam por ruas com semáforos apagados na Avenida 9 de Julio em Buenos Aires, durante apagão que atinge Argentina e Uruguai, 16 de junho
Carros circulam por ruas com semáforos apagados na Avenida 9 de Julio em Buenos Aires, durante apagão que atinge Argentina e Uruguai, 16 de junho| Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Um apagão de grandes proporções atingiu a Argentina e Uruguai na manhã deste domingo (16). Segundo a distribuidora de energia Edesur Argentina, o problema se deve a "uma falha maciça no sistema de interconexão elétrica".

Segundo informações da empresa, a falha teve início às 7h06, hora local, e se estenderia pelas regiões limítrofes, inclusive o Sul do Brasil, mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) negou que haja reflexos no país.

O secretário de Energia da Argentina, Gustavo Lopetegui, afirmou que o governo ainda não sabe quais as causas que provocaram o enorme apagão, e antecipou que terão certeza sobre o motivo da falha em 10 a 15 dias, segundo o jornal argentino Clarín. Ele admitiu que a falha foi "muito grave".

A falta de energia afetou imediatamente o serviço de transporte na Argentina, que conta com rede de metrô e trens. Muitas cidades também estão sem água.

Argentina e Uruguai são atendidos pela Usina Binacional de Salto Grande, localizada a 470 km de Buenos Aires e a 520 km de Montevidéu, capital do Uruguai.

O apagão complicou o início da votação na província argentina de Santa Fe, que elege neste domingo governador, senadores e deputados provinciais. Todas as cidades da província estavam sem luz nesta manhã, segundo a imprensa local. As autoridades da província estavam analisando se o horário de votação seria estendido para os locais que tiveram problemas causados pela falta de energia.

Outras duas províncias argentinas têm eleições neste domingo, San Luis e Tierra del Fuego, que é a única província do país que não sofreu com o apagão e portanto não teve dificuldades em realizar as eleições, segundo o jornal argentino La Nación.

O apagão também prejudicou o comércio e os restaurantes no domingo em que se comemora o dia dos pais na Argentina.

A Secretaria de Energia da Argentina informou em um comunicado divulgado às 11h (horário local e de Brasília), que começou o processo de normalização do serviço elétrico e que o restabelecimento total levará algunas horas.

A empresa de distribuição de energia uruguaia, UTE (Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas) também afirmou que começou a restabelecer o serviço e pediu para a população economizar água.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse pelo Twitter que se trata de "um caso inédito, que será investigado a fundo".

"Nesta manhã houve um corte de energia elétrica em todo o país devido a uma falha no sistema de transporte do litoral, cujas causas ainda não podemos precisar. Estamos trabalhando para que todos possam ter energia o mais cedo possível", disse Macri.

Na tarde de domingo, a luz já havia retornado em quase toda a cidade de Buenos Aires, mas cerca de 20 mil domicílios continuavam sem eletricidade na capital por volta de 17:20 (horário local e de Brasília), segundo o organismo que monitora os cortes de eletricidade no país.

  • Carros circulam por ruas com semáforos apagados na Avenida 9 de Julio em Buenos Aires, durante apagão que atinge Argentina e Uruguai, 16 de junho
  • Turistas se preparam para sair em Montevidéu durante apagão que atinge Argentina e Uruguai em 16 de junho
  • Carros circulam por ruas com semáforos apagados na Avenida 9 de Julio em Buenos Aires, durante apagão que atinge Argentina e Uruguai, 16 de junho
  • Motoristas esperam na fila de um posto de gasolina em Buenos Aires durante apagão que atinge Argentina e Uruguai neste domingo, 16 de junho
  • Homem caminha perto de uma estação de metrô fechada em Buenos Aires durante apagão que deixa Argentina e Uruguai sem luz neste domingo, 16 de junho
  • Casal atravessa a rua sob chuva no centro de Buenos Aires, durante apagão que atinge Argentina e Uruguai em 16 de junho
  • Mulher prepara mamadeiras usando luz de velas em sua casa em Montevidéu, 16 de junho, durante apagão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]