• Carregando...

Combatentes do Estado Islâmicos retomaram das forças curdas o controle da localidade de Ain Issa, perto da cidade de Raqqa, na Síria, nesta segunda-feira (6), recuperando terreno nas imediações de seu reduto dois dias depois de terem sido alvo de pesados bombardeios dos Estados Unidos, disse um grupo de monitoramento do conflito.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos afirmou que as forças do Estado Islâmico tomaram Ain Issa e áreas adjacentes da milícia YPG, que havia tirado a cidade das mãos do Estado Islâmico há duas semanas.

Porta-vozes do YPG não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto, mas já tinham informado terem sido alvo de um ataque de um grande número de combatentes do Estado Islâmico contra suas posições na área, cerca de 50 quilômetros ao norte da cidade de Raqqa.

Autoridades norte-americanas disseram que os ataques aéreos na cidade de Raqqa no fim de semana estão entre os mais intensos lançados contra o Estado Islâmico na Síria.

De acordo com o Observatório, os bombardeios destruíram sete pontes sobre cursos de água na cidade, que é limitada ao sul pelo rio Eufrates, em uma tentativa de reduzir a capacidade do Estado Islâmico de movimentar combatentes e equipamentos.

Ain Issa fica às margens de uma grande rodovia leste-oeste que segue de Aleppo, no oeste, até a cidade iraquiana de Mosul.

As forças lideradas pelos YPG capturaram Ain Issa em 23 de junho, como parte de uma ofensiva que as levou a adentrar o reduto do Estado Islâmico da província de Raqqa. Na ofensiva o YPG também tomou a cidade de Tel Abyad, na fronteira turca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]