Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desastre ambiental

Apesar de medidas, BP afirma que vazamento de petróleo continua

Empresa cogita colocar válvula para conter vazamento. Já faz 40 dias que óleo está escapando de poço submarino.

A companhia British Petroleum (BP), responsável pelo derramamento de óleo no Golfo do México, anunciou, neste sábado (29), que continua a injetar fluidos pesados no poço de petróleo, mas que até o momento não conseguiu deter o vazamento.

Em declarações à imprensa, o diretor de operações da BP, Doug Suttles, disse que por enquanto não sabe se a operação terá sucesso. Segundo o executivo, a BP já começou a preparar uma medida alternativa: instalar uma válvula de contenção para selar o duto estragado no poço e estancar o vazamento, que já está em seu 40º dia.

A operação de injeção de fluidos pesados, batizada de "top kill", teve início na quarta-feira (26), sem que até o momento esteja claro se deu resultados. "Até agora o fluxo não cessou", disse Shuttles. "O que eu não sei é se no final acontecerá [o estancamento] ou não."

Neste sábado, a BP também começou a jogar uma mistura de bolas de golfe velhas, pedaços de pneus e cordas no poço de petróleo rompido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.