• Carregando...
O terremoto provocou deslizamentos de terra que destruíram cerca de 1.500 casas e bloqueou estradas | Saeed Ali Achakzai/Reuters
O terremoto provocou deslizamentos de terra que destruíram cerca de 1.500 casas e bloqueou estradas| Foto: Saeed Ali Achakzai/Reuters

Um tremor secundário de magnitude 6.2 atingiu a província do Baluquistão, no Paquistão, nesta quarta-feira (29), cerca de 12 horas depois de um terremoto de 6,4 ter matado pelo menos 160 pessoas no país.

O tremor secundário ocorreu às 17h32 locais (9h32 do horário brasileiro de verão), a 58 quilômetros de Quetta, capital do Baluquistão.

Ainda não há notícias sobre mais vítimas.

O terremoto da madrugada deixou ao menos 150 mortos. O número de vítimas, no entanto, não é definitivo. A Reuters diz que as vítimas podem ser ao menos 160, segundo um administrador distrital.

O serviço de monitoramento geológico dos EUA disse que o primeiro terremoto, de magnitude de 6,4 (antes anunciada como de 6,2), teve como epicentro uma área a 70 km a nordeste da cidade de Quetta, antes do amanhecer de quarta-feira (horário local).

O terremoto feriu uma série de pessoas e provocou deslizamentos de terra que destruíram cerca de 1.500 casas e bloqueou estradas. Equipes de resgate ainda tentavam chegar a regiões remotas e empobrecidas acima do vale de Ziarat, onde muitas pessoas ainda podem estar soterradas.

Testemunhas disseram ter sentido pelo menos 20 outros abalos secundários de menor intensidade.

"Gostaria de apelar ao mundo inteiro por apoio. Precisamos de comida, precisamos de remédios. As pessoas vão necessitar de roupas quentes e cobertores, porque faz frio aqui", declarou o prefeito de Ziarat, Dilawar Kakar, à AP.

Os distritos mais afetados são Loralai, Chaman, Pishin, Kuchlak, Quetta e Ziarat. Moradores dizem que sentiram dois tremores consecutivos. "Houve dois tremores, o segundo foi sério e as pessoas correram para fora de suas casas", disse o morador de Quetta, Amjad Hussain. Quetta sofreu uma grande destruição durante um terremoto em 1935, quando morreram 30 mil pessoas.

Exército

Tropas do Exército foram convocadas para se deslocar para a região afetada. As Forças Armadas já enviaram helicópteros com equipes médicas às áreas atingidas para trabalhar na montagem de um hospital militar e nas operações de resgate.

Todos os hospitais do país estão em estado de alerta.

Em outubro de 2005 um terremoto de magnitude 7,6 matou 73 mil pessoas nas montanhas do norte do Paquistão. No ano passado, as piores enchentes da história de Baluquistão mataram centenas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]