• Carregando...
Imagem de satélite mostra destruição na cidade portuária localizada no sudeste da Ucrânia
Imagem de satélite mostra destruição na cidade portuária localizada no sudeste da Ucrânia| Foto: EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES

Após dez dias de tentativas frustradas para saída de civis de Mariupol, cidade portuária no sudeste da Ucrânia que tem sofrido o maior impacto humanitário desde o início da invasão russa, o primeiro comboio conseguiu deixar a cidade nesta segunda-feira (14).

Um representante da prefeitura local disse à agência Reuters que as forças russas permitiram que 160 veículos deixassem a cidade em direção a Zaporizhzhia nas duas primeiras horas, mas apontou que o número final provavelmente será muito maior – a estrada por onde estes civis vêm deixando Mariupol não está sendo bombardeada, ao contrário da cidade.

Entretanto, um assessor sênior do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse depois que a Rússia havia bloqueado novamente um comboio de ajuda humanitária que tentava levar suprimentos à cidade.

A Ucrânia estima que até agora 2,5 mil civis morreram em Mariupol. A Rússia alega que não visa civis. Além dos mortos, houve relatos nos últimos dias de centenas de milhares de pessoas que buscaram abrigo em porões e que não estavam tendo acesso a comida e água.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]