• Carregando...
Candidato no segundo turno da eleição presidencial chilena diz que seu pai só lutou do lado nazista na Segunda Guerra devido ao recrutamento obrigatório
Candidato no segundo turno da eleição presidencial chilena diz que seu pai só lutou do lado nazista na Segunda Guerra devido ao recrutamento obrigatório| Foto: EFE/Elvis González

O candidato à presidência chilena José Antonio Kast, de ascendência alemã, garantiu nesta quinta-feira (9) que “abomina” os nazistas, após a imprensa internacional ter apontado as ligações do seu pai com o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, de Adolf Hitler.

“Além de um pedaço de papel, eu e toda a minha família abominamos os nazistas”, afirmou Kast à rádio chilena Bíobio.

A polêmica surgiu nesta semana, quando a agência Associated Press publicou uma investigação mostrando uma carteira de identidade que mostrava o registro do partido nazista de um homem chamado Michael Kast (nome do pai do candidato) com data e local de nascimento coincidentes.

O documento foi emitido em 1º de setembro de 1942, no auge da guerra entre Hitler e a União Soviética.

Em ocasiões anteriores, José Antonio Kast, líder do Partido Republicano chileno, reconheceu a participação do pai nas Forças Armadas (Wehrmacht) durante a Segunda Guerra Mundial, após um “recrutamento forçado”, algo que não faria dele um nazista.

“Quando há uma guerra, o recrutamento é obrigatório e um jovem de 17 ou 18 anos não tem a opção de dizer 'não vou', pois seria julgado em tribunal marcial e alvejado no dia seguinte”, disse o candidato à época, de acordo com informações da investigação da AP.

Apesar da coincidência dos dados, não há provas diretas de que este exemplar da carteira de identidade, anteriormente publicado nas redes sociais pelo jornalista chileno Mauricio Weibel, pertença realmente ao pai do candidato.

O aparecimento da carteira torna ainda mais tensa a reta final de uma corrida presidencial crucial para o futuro do país, com Kast e o ex-líder estudantil esquerdista Gabriel Boric, dois candidatos de partidos com menos de cinco anos de experiência que se enfrentam no segundo turno das eleições, marcado para 19 de dezembro.

Católico fervoroso e pai de nove filhos, Kast venceu o primeiro turno das eleições presidenciais no mês passado por dois pontos percentuais, mas pesquisas têm mostrado Boric à frente no segundo turno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]