• Carregando...
Oposicionistas encerram ocupação dos aeroportos da capital e comemoram com bandeiras do país a queda de Somchai Wongsawat | Kerek Wongsa / Reuters
Oposicionistas encerram ocupação dos aeroportos da capital e comemoram com bandeiras do país a queda de Somchai Wongsawat| Foto: Kerek Wongsa / Reuters

A oposicionista Aliança do Povo para a Democracia (PAD) anunciou nesta terça-feira (2) que vai encerrar os protestos contra o demissionário premiê do Tailândia, Somchai Wongsawat, e desocupar os dois aeroportos da capital, Bangcoc, que estão bloqueados desde a semana passada.

A informação é de Sondhi Limthongkul, líder do movimento. Segundo ele, o bloqueio deve ser interrompido às 10h locais de quarta-feira (1h de Brasília).

O primeiro-ministro da Tailândia aceitou nesta terça a decisão do Tribunal Constitucional que o desabilita a desempenhar o cargo, e que dissolve três partidos da aliança que governa o país. Wongsawat anunciou que vai deixar o cargo.

O vice-primeiro-ministro, Chaovarat Chanweerakul, deve assumir as funções do chefe do Executivo.

Wongsawat, que vinha sendo pressionado havia meses pela oposição, disse a jornalistas que não tinha nenhum problema em acatar a sentença.

O premiê se encontra na cidade de Chiang Mai, a cerca de 600 km ao norte de Bangcoc, onde estava entrincheirado com parte de seu gabinete desde que os protestos antigovernamentais agitaram as ruas de Bangcoc e ocuparam os dois aeroportos da capital na semana passada, deixando milhares de turistas, inclusive brasileiros , "presos" no país.

"Fiz o que pude para governar o país", disse o premiê, cunhado do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe militar em 2006 e acusado de corrupção.

A Justiça dissolveu nesta terça três partidos da coalizão governante por fraude eleitoral e incapacitou seus dirigentes a desempenhar funções públicas por cinco anos.

Foram punidas as legendas Partido do Poder do Povo (PPP), Chart Thai (Nação Tailandesa) e Matchimathipatai (Pela Democracia).

Chanweerakul deve realizar uma reunião com os integrantes do governo que não foram punidos.

Segundo fontes do PPP, os parlamentares dessa legenda dissolvida estariam dispostos a fazer parte do minoritário Puea Thai (Pela Tailândia), que integra a coalizão governamental.

O PPP é considerado o herdeiro do Thai Rak Thai (Tailandeses Aman o Tailandês), o partido fundado por Shinawatra e dissolvido pela Justiça em 2007, também por fraude eleitoral.

Rei

O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, não mencionou a crise política do país durante um curto discurso em uma parada militar em Bangcoc. No ano passado, na mesma ocasião, Adulyadej, havia pedido "unidade" diante da perspectiva das eleições gerais de dezembro daquele ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]