• Carregando...
O governador da Flórida, Rick Scott, eleito para o Senado pelo estado, com o presidente dos EUA, Donald Trump | NICHOLAS KAMM/AFP
O governador da Flórida, Rick Scott, eleito para o Senado pelo estado, com o presidente dos EUA, Donald Trump| Foto: NICHOLAS KAMM/AFP

Após um turbulento processo eleitoral, o governador da Flórida, nos Estados Unidos, Rick Scott, foi finalmente declarado o vencedor da disputa para o Senado no estado neste domingo (18). 

O candidato recebeu 50,05% dos votos, ficando à frente do adversário, o senador democrata Bill Nelson, por pouco mais do que 10 mil votos (de um total de mais de 8 milhões), segundo autoridades eleitorais. 

Como os primeiros resultados após o pleito de 6 de novembro indicaram que Scott estava à frente do oponente por apenas 0,15 ponto percentual, ou cerca de 12,6 mil votos, as cédulas de votação tiveram de ser submetidas a novas checagens.

A legislação da Flórida estabelece que quando a margem de diferença entre os candidatos é de 0,5 ponto percentual ou menos, os votos precisam ser conferidos por meio de uma máquina. Se a nova recontagem indicar uma margem de 0,25 ponto ou menos, um novo escrutínio é feito de forma manual. 

Leia também: 5 pontos para entender o resultado das midterms nos EUA

Foi o que aconteceu na disputa para o Senado. A primeira recontagem foi encerrada em 15 de novembro e a manual, neste domingo. 

A corrida para o governo do estado também passou por uma nova contagem por máquinas, que terminou com a vitória do republicano Ron DeSantis sobre o prefeito de Tallahassee, Andrew Gillum.

Com a vitória de Scott, o partido Republicano deve ficar com 53 das 100 cadeiras do Senado, duas a mais do que antes. Isso depende da vitória do candidato republicano nas eleições do Mississippi, que serão realizadas em 27 de novembro.

O candidato derrotado ligou durante a tarde para Scott para parabenizá-lo. Em comunicado, Scott pediu união aos americanos. "Precisamos fazer o que os americanos sempre fizeram: se reunir para o bem do nosso estado e do nosso país", afirmou. 

Leia também: Nem onda azul e nem Trump vencedor nas eleições dos EUA

O presidente Donald Trump comemorou o resultado. "Desde o primeiro dia, Rick Scott nunca hesitou. Foi um ótimo governador e será um senador ainda melhor representando o povo da Flórida", escreveu em uma rede social.

"Parabéns ao Rick por ter conduzido uma campanha tão corajosa e bem-sucedida!".

Recontagem

A batalha no "estado-pêndulo" —nome dado àqueles que não têm preferência partidária bem definida— levou democratas e republicanos a entrarem com mais de dez ações na Justiça nas últimas semanas solicitando desde a ampliação do prazo para a recontagem até a apreensão de equipamentos de votação. 

Democratas, que estavam em desvantagem, tentavam fazer cada voto valer, enquanto republicanos, inclusive Trump, insistiam no discurso de fraude eleitoral. 

Leia mais: Como os resultados das eleições legislativas nos EUA podem influenciar a disputa pela presidência em 2020

Alguns estados não conseguiram entregar resultados durante a primeira etapa de recontagem. 

Palm Beach, que está entre as três maiores jurisdições eleitorais do estado, foi um deles. Máquinas antiquadas foram uma das razões que levaram ao atraso. Já em Broward, os resultados foram entregues com dois minutos de atraso, o que gerou frustração entre os envolvidos no trabalho de recontagem. 

Saiba também: Nos Estados Unidos, apenas cinco estados têm votação eletrônica

O juiz federal Mark Walker chegou a afirmar que a Flórida era "motivo de piada" por não antecipar problemas nas eleições. "Nós temos sido motivo de risada no mundo, eleição após eleição, e nós escolhemos não consertar isso", afirmou. 

Os condados de Broward e Palm Beach estiveram no centro de uma controvérsia envolvendo contagem de votos nas eleições presidenciais de 2000, quando a vitória de George W. Bush contra o democrata Al Gore demorou semanas para ser oficializada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]