• Carregando...
Moradores abandonam região alagada. Mais de 2 mil estão desalojados | Krzysztof Koch/Reuters
Moradores abandonam região alagada. Mais de 2 mil estão desalojados| Foto: Krzysztof Koch/Reuters

As inundações que devastam a Europa Central e já causaram ao menos sete mortes na Polônia, começaram a diminuir ontem, mas o governo polonês segue em alerta.

O governo indica que não pretende reduzir o nível de atenção às cheias, pois anteriormente houve sinal de redução do transbordamento do rio Vístula e novas chuvas voltaram a atingir o país.

O sul da Polônia tem sido atingido por tempestades desde o fim de semana passado. Tra­­balha­­dores de emergência resgataram moradores e animais, e mais de 2 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

De acordo com as autoridades locais o nível das águas em Cracóvia, Sanodmierz e em ou­­tros vilarejos da região começou a diminuir, permitindo que o mu­­seu e o memorial do campo de con­­­­centração de Aushwitz-Bir­­ke­­nau, que abriga documentos im­­por­­tantes sobre a Segunda Guer­­ra Mundial, fosse preservado.

A capital polonesa, Varsóvia, na região norte do país, aumentou o nível de alerta e se prepara para ser atingida já que a correnteza deve trazer um grande volume de água dos rios inundados no sul para o norte do país.

Os temporais na Europa Cen­­tral começaram no último fim de semana e causam transtornos inundando diversas cidades e isolando pequenas vilas.

Milhares de pessoas já foram retiradas dos locais mais atingidos e falta eletricidade em algumas áreas. As ferrovias em muitos pontos dos países atingidos estão paralisadas e o tráfego dos trens foi redirecionado para ou­­tras rotas.

Os fortes temporais afetam também a Sérvia. O presidente sérvio, Boris Tadic, visitou áreas atingidas no sul do país durante o fim de semana. Tadic solicitou reforços ao governo após duas mortes no último sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]