• Carregando...
Imagem da TV da Nasa mostra nave de carga se aproximando da Estação Espacial Internacional | AFP PHOTO/HANDOUT/NASA TV
Imagem da TV da Nasa mostra nave de carga se aproximando da Estação Espacial Internacional| Foto: AFP PHOTO/HANDOUT/NASA TV

Após uma tentativa frustrada no último dia 23, a nave não tripulada russa Progress conseguiu se acoplar à ISS (Estação Espacial Internacional).

A acoplagem aconteceu na noite do último dia 29 e testou um novo sistema de ligação do cargueiro com o laboratório em órbita.A nave já havia se unido com sucesso à ISS, mas os russos decidiram separá-la e fazer uma outra manobra de ligação para avaliar o novo método.

Batizado de Kurs-NA, o sistema de acoplagem é automático. Segundo os russos, ele é resultado de vários anos de desenvolvimento, e atualiza com mais segurança e precisão o método já usado.O Kurs-NA deve ser usado também pelas naves tripuladas Soyuz, único meio de transporte atualmente em uso para levar os astronautas até a estação.ErroNa primeira tentativa de usar o novo sistema, os computadores da Progress abortaram automaticamente a ligação no meio do processo por questões de segurança devido a uma falha técnica.A nave foi mantida próxima à ISS, mas a uma distância segura, até os engenheiros russos diagnosticarem e resolverem o problema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]