• Carregando...
Protestos serão retomados hoje, apesar da aprovação da lei | Stéphane Mahe/Reuters
Protestos serão retomados hoje, apesar da aprovação da lei| Foto: Stéphane Mahe/Reuters

Paris - A disputa entre o governo da França e os trabalhadores e estudantes em torno da reforma da previdência agora só tem um palco: as ruas. A Assembleia Na­­­cional aprovou ontem, por 336 votos a favor e 233 contra, o texto da nova lei, encerrando os debates sobre o tema no Parlamento. A partir de agora, só as jornadas de greve, como a programada para hoje, podem impedir que o presidente Nicolas Sarkozy promulgue o texto que eleva a idade mínima de aposentadoria de 60 para 62 anos – algo a que ele parece totalmente propenso.

A principal crítica da oposição diz respeito ao fato de que a reforma, baseada no aumento da idade de aposentadoria, não equaciona o problema a longo prazo.

Pelos cálculos de Marisol Tou­­raine, deputada do Partido So­­cialista (PS), o buraco das contas da previdência volta a se aprofundar em 2018, e já em 2013 se­­ria necessário reabrir as negociações para uma nova reforma.

Em comunicado distribuído logo após a votação, a secretária-geral do PS, Martine Aubry, fez um pronunciamento forte contra o presidente, prometendo a vingança nas urnas. "Eu digo ao presidente: não se ganha contra os franceses", afirmou, apelando a Sarkozy para que não promulgue a lei. "O PS pede ao chefe de Estado que não promulgue esta lei e abra negociações para enfim propor à França a reforma justa, eficaz e sustentável que nós esperamos."

Em resposta, o ministro do Trabalho, Eric Woerth, descartou qualquer recuo, definindo a hipótese como uma "negação da democracia".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]