• Carregando...
drone XQ-58A Valkyrie
XQ-58A Valkyrie, um veículo aéreo não-tripulado de longo alcance e alta frequência subsônica, completou seu voo inaugural em 5 de março de 2019 em Yuma Proving Grounds, Arizona| Foto: Daryl Mayer/Wright-Patterson Air Force Base

Na revoluções de 1989, os povos da Europa Oriental se rebelaram contra seus opressores comunistas. Os tiranos que governavam essas nações não tinham escrúpulos morais em abater seus súditos, mas, felizmente, não podiam contar com suas forças armadas para fazê-lo. Então a Cortina de Ferro caiu e, dois anos depois, até a poderosa União Soviética foi derrubada quando o Exército Vermelho, enviado a Moscou, recusou as ordens daqueles que tentavam reintegrar brutalmente o governo stalinista.

Mas imagine o que poderia ter ocorrido se esses soldados não fossem seres humanos, mas robôs, sem qualquer simpatia ou humanidade, prontos, dispostos e capazes de massacrar de maneira confiável qualquer um que as autoridades escolhessem como seus alvos.

Essa é a ameaça representada pela tecnologia emergente conhecida como "armas autônomas".

Há décadas, a ficção científica especula sobre o tema de servos robóticos se levantando para derrotar seus mestres humanos. Esses cenários permanecem fantasiosos, porque exigem máquinas capazes de auto-reprodução com desejo de poder e capacidade e vontade de cooperar entre si para realizar um grande projeto coletivo - que, neste momento, ainda é implausível. Em vez disso, o que temos visto são armas de drone, mais tipicamente aeronaves, sob comando humano, executando operações de reconhecimento e ataque por controle remoto. As vantagens militares oferecidas por esses sistemas são óbvias. Drones combatentes, por exemplo, custam muito menos do que os aeronaves pilotadas, podem acelerar até 20 g sem desmaiar, são absolutamente destemidos e podem ser enviados em missões só de ida, se necessário, sem perda humana. Portanto, certamente veremos mais sistemas como esses e análogos desenvolvidos para combate terrestre e marítimo.

O problema, no entanto, ocorre com propostas para eliminar operadores humanos e permitir que esses sistemas se controlem usando "inteligência artificial". Alguns salientaram que isso pode permitir que as unidades tenham falhas de funcionamento ou sejam invadidas pelo inimigo e sujeitem nosso próprio pessoal ao seu armamento. Isso é certamente concebível. Mas acredito que o problema real é que isso permitiria que exércitos inteiros, obedientes e sem a restrição limitadora do pensamento humano, fossem comandados diretamente por elites tirânicas.

Esse perigo é descrito por um artigo escrito recentemente por um comitê de especialistas em inteligência artificial, que incluiu fortes defensores do armamento autônomo e alguns com atitudes mais cautelosas. Chegando a um meio-termo, o grupo propôs que:

Os Estados devem considerar a adoção de uma moratória renovável de cinco anos para o desenvolvimento, implantação, transferência e uso de sistemas autônomos de armas letais antipessoais...

A moratória não se aplicaria a:
- Armas anti-veículos ou anti-materiais;
- Armas anti-pessoais não letais;
- Pesquisa sobre maneiras de melhorar a tecnologia de armas autônomas para reduzir danos não-combatentes em futuros sistemas autônomos de armas letais antipessoais;
- Armas que localizam, rastreiam e combatem indivíduos específicos que um ser humano decidiu que devem ser combatidos dentro de um período de tempo e região geográfica limitados e predeterminados.

Não se pode deixar de notar que a maioria das aplicações que os autores pediram que fossem excluídas da moratória são aquelas dirigidas contra civis, e não as que se opõem às forças armadas.

Em seu livro seminal "As Origens do Totalitarismo", Hannah Arendt identificou uma série de desenvolvimentos que contribuíram para o crescimento do totalitarismo no século 20. Eles incluíam itens como militarismo, anti-semitismo e imperialismo, cujas relações anteriores com o nazismo e/ou o stalinismo são bastante óbvias. Um de seus protototalitarismos, no entanto, pegou muitos leitores de surpresa: ela acusou a burocracia.

Arendt estava certa. A burocracia é necessária para a tirania porque suprime a consciência. O burocrata é obrigado a não pensar ou sentir. Ele ou ela deve fazer parte de uma máquina.

O objetivo da burocracia é transformar as pessoas em autômatos. Mas, independentemente da doutrinação mais profunda, os humanos são robôs imperfeitos. Como disse o líder dissidente tcheco Vàclav Havel em seu livro extraordinário "Living in Truth", a consciência pode ser suprimida, mas não pode ser eliminada. A voz interior permanece.

Armas autônomas não têm tais fraquezas.

*Robert Zubrin, engenheiro aeroespacial, é fundador da Mars Society e presidente da Pioneer Astronautics. Seu livro mais recente, "The Case For Space: How The Revolution In Spaceflight Opens Up A Future Of Unlimited Possibilities", foi publicado recentemente pela Prometheus Books.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]