• Carregando...

O artista belga Jan Fabre denunciou ameaças e ataques que estaria sofrendo por parte de defensores dos animais em resposta à polêmica gerada pela filmagem de uma obra em que se lançavam gatos sobre as escadas do prefeitura de Antuérpia.

Segundo publicaram neste sábado (3) as edições online de vários jornais belgas, o artista teria recebido milhares de mensagens com ameaças e acusações de maus-tratos aos animais e foi atacado no domingo passado por um grupo de pessoas enquanto corria em um parque da cidade.

"Me bateram na cabeça e nos rins (...). Escapei correndo", contou Fabre em declarações ao jornal "De Standaard".

O polêmico vídeo - em que várias pessoas lançam para o ar os felinos, que caem sobre proteções colocadas sobre as escadas do prédio do governo municipal e pode ser visto na internet - foi filmado durante a gravação de um filme de uma produtora francesa sobre a obra de Fabre.

Dois dos gatos utilizados na filmagem teriam ficado levemente feridos, segundo vários veículos de comunicação.

O artista, que buscava com essas imagens fazer uma alusão a uma antiga "performance" de Salvador Dalí, pediu desculpas públicas pela ação, que provocou uma grande polêmica no país.

A própria prefeitura de Antuérpia (cidade) - cuja equipe anterior havia autorizado a gravação - anunciou que processará Fabre, como também o fez a associação de defesa dos animais Gaia.

Além disso, o zoológico da cidade do norte da Bélgica vetou a gravação de cenas do filme que estava previsto em suas instalações.

Jan Fabre (Antuérpia, 1958) é considerado um dos artistas contemporâneos mais multifacetados das últimas décadas e se destaca por reunir em seus espetáculos diversas artes cênicas e romper a barreira da classificação das linguagens.

No passado, algumas de suas obras já haviam gerado polêmica, entre outras coisas pelo uso de insetos e de restos de animais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]