• Carregando...
A liberal María Corina (à esquerda)e a socialista Andreina disputam a atenção do eleitorado,com discurso e carisma | Célio Martins/Gazeta do Povo
A liberal María Corina (à esquerda)e a socialista Andreina disputam a atenção do eleitorado,com discurso e carisma| Foto: Célio Martins/Gazeta do Povo

Teste para a revolução

Líderes da oposição estão cantando vitória nas eleições legislativas deste domingo, mas as pesquisas mostram que dificilmente o governo perderá a maioria dos assentos na Assembleia Na­­cional.

Leia a matéria completa

Uma nasceu na periferia e saiu das escolas de formação do Par­­tido Socialista Unido da Ve­­ne­­zuela (PSUV). A outra é de família de classe média, se formou em Engenharia Industrial e tem especialização em Finanças. A primeira, socialista, chama-se Andreina Tarazón. A segunda, liberal, é María Corina. Essas duas mulheres são as grandes atrações das campanhas do go­­verno e da oposição para a As­­sembleia Nacional. A estudante Andreina lidera a juventude re­­volucionária em Caracas. Ela integra a Comissão Presidencial para o Poder Popular Estudantil e é uma das meninas dos olhos do presidente Hugo Chávez. Participou ativamente das discussões sobre a Lei Orgânica da Educação e apresenta como plataforma a alfabetização popular.

Discurso a favor do socialismo Andreina tem pronto: "Te­­mos de assegurar o avanço da revolução bolivariana para ga­­rantir as mudanças".

María Corina é uma das fundadoras da Súmate, uma associação civil dedicada a construir a democracia na Venezuela. Os governistas a acusam de traidora da pátria e conspiração. Por três anos foi proibida de sair do país.

Com atuação nas áreas de educação, esportes e cultura, María Corina foi professora da Universidade Católica Andrés Bello, em Caracas, e fez estudos de pós-gradução na Universidade de Yale, Connecticut, nos EUA.

Entre suas propostas para a Assembleia Nacional destaca-se a construção de uma sociedade de proprietários e empreendedores. É um contraponto ao socialismo de Chávez. "Queremos um país onde se respeite as conquistas com mérito e esforço de cada um", prega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]