• Carregando...
Presidente Barack Obama (dir.) recebe os três astronautas da primeira missão à Lua no Salão Oval, na Casa Branca: Buzz Aldrin (esq.), Michael Collins (2.º) e Neil Armstrong (3.º) membros da Apollo 11 | Kevin Lamarque / Reuters
Presidente Barack Obama (dir.) recebe os três astronautas da primeira missão à Lua no Salão Oval, na Casa Branca: Buzz Aldrin (esq.), Michael Collins (2.º) e Neil Armstrong (3.º) membros da Apollo 11| Foto: Kevin Lamarque / Reuters

Ao definir os três astronautas da missão Apollo XI como "três heróis americanos", o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (20), ao se completarem os 40 anos da primeira caminhada de um homem na Lua, que espera que o voo da Apollo XI inspire os estudantes a que a matemática e as ciências voltem a ficar na moda. Obama comemorou com os três astronautas na Casa Branca a data histórica, quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin deram os primeiros passos na Lua.Os astronautas pediram, tanto em um evento na noite de domingo quanto em uma conferência no Museu da Aeronáutica e do Espaço, no Instituto Smithsonian, que os Estados Unidos lancem uma missão tripulada a Marte no futuro.

Obama, no entanto, não falou em futuras missões da Nasa, a agência aeroespacial norte-americana.

O presidente comparou o feito dos astronautas a um dos seus objetivos: que os EUA tenham os mais altos índices de graduação universitária de estudantes no mundo até 2020.

Obama disse que Armstrong, Aldrin e o piloto comandante do módulo lunar, Michael Collins, foram a "pedra de toque" da excelência na exploração espacial, que hoje inspira os cientistas.

Obama disse que se lembra de ter visto os três astronautas da Apollo XI quando eles chegaram ao Havaí, após o módulo pousar no Oceano Pacífico e ser retirado das águas pela Marinha americana. Sentado nos ombros do seu avô, disse Obama, "nós brincávamos que eles podiam ver a gente e dizíamos que saudávamos pessoas que voltavam para casa".

Os três astronautas da Apollo XI visitaram a Casa Branca a cada cinco anos e se reuniram com todos os presidentes americanos a partir de Richard Nixon, com exceção de Gerald Ford.

Competição pacífica

Primeiro homem a pisar na Lua, Armstrong falou brevemente na noite de domingo e qualificou a corrida espacial como uma competição pacífica entre EUA e União Soviética.

"Ela permitiu que os dois lados tomassem um caminho elevado, voltado para a ciência, o conhecimento e a exploração", disse ele.

Também no domingo, em declarações à emissora de televisão Fox, Aldrin lembrou seus primeiros passos na Lua, em 20 de julho de 1969.

"Um lugar tão desolado, tão completamente sem vida. Provavelmente não tenha mudado muito nos últimos 100 mil anos", observou.

Para ele, a agência aeroespacial americana (Nasa, por suas iniciais em inglês) deve fixar o objetivo de levar o homem a Marte. Segundo ele, o Planeta Vermelho é "muito mais adequado para as pessoas, muito mais habitável e possivelmente é fonte de vida". As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]