• Carregando...
Policial vigia as redondezas do prédio onde aconteceu o tiroteio em Annapolis, no Nordeste dos Estados Unidos | Matt McClain/The Washington Post
Policial vigia as redondezas do prédio onde aconteceu o tiroteio em Annapolis, no Nordeste dos Estados Unidos| Foto: Matt McClain/The Washington Post

Um tiroteio aconteceu na redação do Capital Gazette, um jornal diário de Annapolis, no Nordeste dos EUA . Segundo a polícia local informou à CNN, há, pelo menos, cinco mortos. “Há outras pessoas gravemente feridas”, disse Bill Krampf, chefe interino da polícia do condado de Anne Arundel. O atirador foi preso e, inicialmente, teria se recusado a cooperar com a polícia. Ele é um homem e estava com uma arma de cano longo.

Segundo o Capital Gazette, funcionários da polícia recuperaram o que aparenta ser um artefato explosivo. Eles também vasculharam o prédio. Cerca de 170 pessoas estavam no prédio, que abriga escritórios de 30 empresas, quando ocorreu o ataque. 

Leia também: Ataques com tiros estão ficando cada vez mais mortíferos nos Estados Unidos

“Aparentemente foi uma operação amadora. Mas mesmo amadores podem causar muitos danos na ausência de uma resposta de excelência por parte das forças de segurança. Afortunadamente, tivemos isto neste caso”, ressaltou Steve Schu, diretor-executivo do condado onde se localiza Annapolis.

Phil Daves, um repórter policial que estava no jornal no momento do tiroteio, disse que várias pessoas foram atingidas por um atirador. “Ele atirou através de uma porta de vidro em direção ao escritório. E abriu fogo. É muito ruim”, escreveu Davis em sua conta no Twitter, enquanto aguardava para prestar depoimento. “Não há nada mais aterrorizante do que ouvir várias pessoas sendo baleadas enquanto você está sob sua mesa e depois ouvir o atirador recarregar.” 

O repórter disse que a redação mais parecia uma zona de guerra. Ele, e seus colegas, estavam embaixo de suas mesas quando o atirador parou de disparar. “Não sei porque ele parou.”  Então, segundo Davis disse ao Capital Gazette, a polícia chegou e rendeu o atirador.

Jimmy DeButts, um editor do Capital Gazette, disse estar devastado. “Não tenho condições de falar. Estamos em uma situação trágica.”

O presidente americano, Donald Trump, escreveu na sua conta no Twitter que seus “pensamentos e orações” estavam voltados para as vitimas e agradeceu às pessoas que atenderam a ocorrência.

Um dos jornais mais antigos dos EUA

O jornal se apresenta como um dos mais antigos do país, com raízes que remontam para o Maryland Gazette em 1727. Fundado pelo jornalista britânico William Parks, o Maryland Gazette registrou vários acontecimentos durante sua ilustre história", diz o jornal em seu site. "Em 1767, Anne Catharine Green tornou-se a primeira editora de jornais no país e o jornal lutou contra o temido imposto de selo que deu início à Revolução Americana.” 

Proteção a outros jornais

A polícia de Nova York aumentou o número de rondas nos jornais das duas cidades, em resposta ao tiroteio. “A polícia de Nova York enviou equipes de contraterrorismo a empresas de mídia na cidade”, disse o comissário adjunto para contraterrorismo e inteligência, John Miller, à CNN.

Em Los Angeles, na Costa Oeste dos EUA, aconteceu o mesmo. Segundo o Los Angeles Times, a polícia disse que estava aumentando a vigilância por segurança e disse não haver ameaças específicas.

A polícia também foi enviada para o jornal Baltimore Sun, na cidade de Baltimore, que é dono da Capital Gazette. A medida seria apenas por precaução, já que não haveria ameaça contra a publicação. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]