• Carregando...
Soldado ao lado de um drone em base americana na Alemanha | Michaela Rehle/Reuters
Soldado ao lado de um drone em base americana na Alemanha| Foto: Michaela Rehle/Reuters

15 pessoas morreram em ataque aéreo ontem, no Iêmen. O grupo voltava de um casamento e o veículo em que estavam teria sido confundido com um comboio da rede terrorista Al-Qaeda. Relatos afirmam que o bombardeio foi feito por um drone dos EUA.

Interatividade

Na sua opinião, quais são os maiores problemas no uso de aviões não tripulados pelos EUA?

Escreva paraleitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Pelo menos 13 civis morreram e outros 11 ficaram feridos ontem em um ataque equivocado de aviões não tripulados americanos no centro do Iêmen. A informação foi dada à Agência Efe por uma fonte de segurança.

Vários foguetes foram disparados contra cinco dos 11 veículos pertencentes a líderes tribais que retornavam de um casamento na área de Yecla, na província de Al-Baida, localizada no centro do Iêmen e cerca de 270 quilômetros ao sudeste de Sana.

É a terceira vez que aviões não tripulados americanos bombardeiam civis por engano no Iêmen. O ataque anterior ocorreu em setembro de 2012, quando morreram 12 civis, também em Al-Baida.

O governo dos Estados Unidos intensificou desde 2011 as campanhas com aviões não tripulados no Iêmen com o objetivo de acabar com militantes da Al-Qaeda na região.

Vítimas civis dos ataques não tripulados americanos denunciaram no mês passado esse tipo de prática, que qualificaram de "indiscriminadas", e criticaram a presença desses aparelhos que quase diariamente sobrevoam zonas rurais iemenitas.

A organização Al-Qaeda na Península Arábica, que inclui combatentes sauditas e iemenitas, tem no Iêmen sua base de operações e conta com campos de treinamentos no país, segundo as autoridades iemenitas e americanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]