• Carregando...

Rebeldes curdos invadiram um posto do Exército turco na fronteira com o Iraque neste domingo, dando início a um confronto que matou 20 pessoas. Trata-se do mais recente ataque desde que Ancara lançou uma grande ofensiva contra os membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, conhecido pela sigla PKK.

Seis soldados, dois guardas da vila de Gecimli e 12 rebeldes curdos foram mortos após o ataque ao posto militar instalado da província de Hakkari, informou o escritório do governador em comunicado. Outros 15 soldados, um guarda e cinco civis ficaram feridos, segundo o comunicado citado pela agência de notícias Anatólia.

Os rebeldes do PKK lançaram ataques simultâneos a três postos de fronteira, mas as mortes ocorreram no posto da vila de Gecimli, segundo uma emissora privada de televisão. Este é o pior confronto desde junho, quando choques entre soldados turcos e rebeldes curdos deixaram 28 mortos após um ataque semelhante a um posto militar na mesma região.

O vice-primeiro-ministro Besir Atalay declarou neste domingo que a luta da Turquia contra o terrorismo vai continuar. O PKK é considerado uma organização terrorista pela Turquia e por grande parte da comunidade internacional. O grupo pegou em armas no sudeste do país em 1984, dando início a um conflito que já custou cerca de 45 mil vidas.

O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan acusa Damasco de permitir que rebeldes curdos tenham trânsito livre do norte do país e advertiu que Ancara não vai hesitar em combater os "terroristas". As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]