• Carregando...
Soldado ucraniano em barricada no litoral do país, perto da cidade de Odessa, em março de 2022.
Soldado ucraniano em barricada no litoral do país, perto da cidade de Odessa, em março de 2022.| Foto: Sedat Suna/EFE/EPA

As autoridades da Ucrânia relataram, neste sábado, um ataque russo ao porto comercial de Odessa, um ponto estratégico para a exportação de grãos através do Mar Negro. “O inimigo atacou o porto marítimo comercial com mísseis de cruzeiro da classe Kalibr. Dois mísseis foram derrubados pelas defesas ucranianas, enquanto dois atingiram a infraestrutura do porto”, informaram fontes ucranianas de Odessa, segundo o portal Ukrinform, que recordou também o papel fundamental deste porto para a exportação de cereais, bem como o acordo alcançado com a Rússia neste âmbito.

Este acordo, promovido pela Turquia e pelas Nações Unidas, contempla um corredor marítimo para aliviar a crise alimentar provocada pelo bloqueio russo aos portos ucranianos do Mar Negro. Especificamente, permitirá que navios de carga exportem de três portos ucranianos – Odessa, Yuzhnyi e Chornomorsk – cerca de 22 milhões de toneladas de trigo, milho e outros grãos armazenados em silos. O acordo foi assinado na Turquia pelo ministro da Defesa russo, Sergei Choigu, e pelo ministro das Infraestruturas ucraniano, Oleksandr Kubrakov, na presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

O governo da Ucrânia acusou a Rússia de “cuspir na cara” da ONU e da Turquia ao atacar o porto de Odessa logo depois de ter assinado o acordo para viabilizar a exportação de grãos. A Rússia deve assumir “toda a responsabilidade” se esse acordo for quebrado, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, também segundo o portal Ukrinfrom. “É um ataque de Vladimir Putin ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan”, afirmou um comunicado divulgado pelo porta-voz da chancelaria ucraniana, Oleg Nikolenko.

Rússia afirma ter causado centenas de baixas ucranianas

O Exército da Rússia causou centenas de baixas às forças da Ucrânia nas últimas 24 horas, segundo informou neste sábado o porta-voz do Ministério da Defesa russo, general Igor Konashenkov. Em seu relatório diário, os militares russos indicaram que até 200 soldados da 406.ª Brigada de Artilharia das Forças Armadas ucranianas morreram como resultado de um ataque da Força Aeroespacial da Rússia com armas de alta precisão. Nesta ação, realizada contra um acampamento temporário na região de Dniepropetrovsk, no sul da Ucrânia, foram destruídas nove peças de artilharia e outros equipamentos militares, detalhou.

Konashenkov acrescentou que mais de 60 combatentes da formação nacionalista ucraniana “Donbass” foram mortos por fogo de artilharia cerca de 5 quilômetros ao leste de Siversk, cidade na região de Donetsk controlada pelas forças da Ucrânia. Ainda segundo o porta-voz, perto da cidade de Belogorovka, cerca de 20 quilômetros a nordeste de Bakhmut, um dos redutos ucranianos na região de Donetsk, a aviação tática russa aniquilou “mais da metade das tropas” do 2.º Batalhão da 14.ª Brigada do Exército ucraniano. Por fim, o oficial militar indicou que no último dia a aviação e artilharia russas destruíram 12 postos de comando e quatro depósitos de artilharia e foguetes das Forças Armadas da Ucrânia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]