• Carregando...
tiroteio em massa eua
Investigadores na entrada do supermercado King Soopers em Boulder, Colorado, onde houve um tiroteio em massa em 22 de março de 2021| Foto: Jason Connolly/AFP

Um homem abriu fogo contra clientes de um supermercado em Boulder, Colorado, nesta segunda-feira (22), deixando ao menos dez mortos – entre eles, o policial Eric Talley, de 51 anos, o primeiro a chegar ao local – e vários outros feridos.

Um suspeito está sob custódia. A polícia o identificou como Ahmad al Aliwi Alissa, de 21 anos, morador de um subúrbio de Denver, a cerca de 30 quilômetros do local do ataque. Ele vai responder a 10 acusações de homicídio. A motivação do crime é desconhecida.

Dezenas de veículos policiais ocuparam as ruas ao redor da loja, enquanto os agentes tentavam deter o atirador, que ficou ferido durante a ação. Vídeos exibiram o homem, algemado e com uma perna ensanguentada, mancando enquanto caminhava.

Testemunhas descreveram uma cena caótica, com clientes correndo para as saídas depois que os tiros foram disparados. Uma pessoa disse o jornal The Denver Post que o atirador não falou nada – "ele apenas entrou e começou a atirar". Imagens gravadas por uma testemunha mostraram pelo menos duas pessoas feridas e móveis no chão do lado de fora do mercado e uma terceira entre as portas da frente.

As autoridades do Departamento de Polícia de Boulder não confirmaram quantos agressores estavam envolvidos ou quantas pessoas ficaram feridas.

Pouco depois das 17h (20h, horário de Brasília), a corporação informou que estava respondendo a outro chamado envolvendo um "indivíduo armado e perigoso". Não ficou claro se a atividade policial no segundo local estava relacionada ao ataque no supermercado.

Entre as vítimas estava o policial Eric Talley, de 51 anos, do Departamento de Polícia de Boulder. Ele foi o primeiro policial a chegar ao local do ataque. "O policial Eric Talley morreu heroicamente... Ele morreu para salvar as pessoas que estavam simplesmente tentando viver suas vidas e fazer compras", disse o promotor do condado de Boulder, Michael Dougherty.

As autoridades identificaram mais nove vítimas: Denny Strong, 20; Neven Stanisic, 23; Rikki Olds, 25; Tralona Bartkowiak, 49; Fonte de Suzanne, 59; Teri Leiker, 51; Kevin Mahoney, 61; Lynn Murray, 62; e Jody Waters, 65.

Relatos de pânico

Um homem disse ao 9 News que seus netos estavam na loja durante o ataque. Eles se esconderam em um armário enquanto o incidente se desenrolava. Já Daniel Douglas estava na loja, comprando comida e flores para sua namorada quando os tiros começaram. "Ninguém sabia o que estava acontecendo, então começamos a gritar: 'Deite no chão'", contou à Fox 31 Denver. Em algum momento, disse ele, o atirador deslocou-se para a frente da loja enquanto Douglas e outros clientes correram para a parte de trás do prédio, onde muitos outros se escondiam e tentavam escapar. Segundo o rapaz, um colega de trabalho chutou a porta de saída de emergência para que as pessoas pudessem sair. "Muitas pessoas ficaram petrificadas. Muitas pessoas choraram."

Ryan Borowski, outro sobrevivente, expressou choque com o ataque. "Boulder parece uma bolha e essa bolha estourou", disse à CNN na noite de segunda-feira. "Parece que nenhum lugar é seguro." Ele contou que estava dentro do supermercado comprando um saco de batatas fritas e um refrigerante quando os tiros começaram.

O ataque marcou o segundo tiroteio em massa nos Estados Unidos em uma semana. No último dia 16, oito pessoas foram baleadas e mortas em episódios registrados em três locais diferentes – uma casa de massagem e dois spas – em dois condados do Estado americano da Geórgia. Um suspeito, identificado como Robert Aaron Long, de 21 anos, foi detido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]