• Carregando...
Policiais percorrem as ruas de Estrasburgo, no leste da França, após um tiroteio, em 11 de dezembro | MURIELLE KASPRZAK / AFP
Policiais percorrem as ruas de Estrasburgo, no leste da França, após um tiroteio, em 11 de dezembro| Foto: MURIELLE KASPRZAK / AFP

Um atirador abriu fogo no centro da cidade de Estrasburgo, na França, a cerca de 500 quilômetros de Paris, nos arredores de um mercado de Natal na noite desta terça-feira (11). Ele matou duas pessoas, outras 12 ficaram feridas e uma teve morte cerebral.

O ataque ocorreu na Place Kléber, perto do mercado natalino da cidade. O atirador está foragido e a polícia francesa está realizando buscas para tentar encontrá-lo. Testemunhas disseram que o atirador havia disparado "várias vezes" em vários lugares diferentes. 

A polícia francesa disse ter identificado o atirador, um homem de 29 anos que estava em uma lista de suspeitos de radicalização. Ele já havia sido fichado pela polícia por crimes comuns.

Na manhã da terça, a polícia esteve na casa dele para uma operação de busca e apreensão ligada à investigação de um assalto. O homem não estava no endereço, e os agentes encontraram ali granadas. 

Após o ataque, que se estendeu a ao menos três pontos do centro de Estrasburgo, ele fugiu ainda armado e foi atingido por um tiro dado por um policial. 

Às 23h (20h em Brasília), de acordo com a TV francesa, um grupo de policiais o havia encurralado, mas o homem ainda não tinha se entregado.

O Ministério do Interior francês descreveu-o como um "grave incidente de segurança pública". O centro de Estrasburgo está em bloqueio, e a polícia pediu para que as pessoas fiquem em casa e que os restaurantes fechem as portas e não permitam que os clientes saiam.

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu tem uma de suas sedes em Estrasburgo. Os eurodeputados que participavam de uma sessão receberam uma mensagem aconselhando as pessoas a "não saírem do local". "Como medida de precaução, tomamos a decisão de fechar o edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Pedimos-lhe que se mantenham calmos e seguros nas instalações", lê-se no comunicado. O local fica na região de Neudorf. 

Pelo menos uma pessoa ferida pôde ser vista sendo evacuada em uma maca pelas estreitas ruas do centro da cidade, que estava lotada de turistas e moradores na noite de terça-feira. 

"Ainda não sabemos o motivo. A polícia identificou o atirador e está procurando por ele", disse o prefeito de Estrasburgo, Roland Ries, à rede de notícias LCI.

A prefeitura local escreveu em sua conta no Twitter que as pessoas devem evitar a área perto da sede da polícia da cidade. 

Em um vídeo publicado por uma emissora de televisão francesa, é possível ver a polícia chegando na rua onde ocorre a feira natalina. 

Vídeos publicados na internet mostram pessoas fugindo e gritando.

Siegfried Muresan, membro do Parlamento Europeu, postou uma foto do local após o bloqueio. A sessão plenária que estava em andamento no momento do tiroteio continuou, segundo o parlamentar.

O Mercado de Natal de Estrasburgo, que começou em 1570, é um dos eventos sazonais mais populares da França. A feira recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano, e é considerada uma das mais tradicionais da Europa. A cidade fica perto da fronteira com a Alemanha.

A França mantém um alerta de segurança elevado após sofrer uma onda de ataques realizados ou inspirados pelo Estado Islâmico em 2015 e 2016, que mataram mais de 200 pessoas.

Os mercados de Natal tornaram-se alvos de terrorismo nos últimos anos, um deles em Berlim foi atingido em 2016 quando um caminhão avançou sobre a multidão, matando 12. Naquele ano, várias prisões foram feitas em novembro em Estrasburgo, e as autoridades da cidade ameaçaram cancelar o mercado se recebesse ameaças sérias. 

A França também passou por semanas de protestos políticos, alguns deles violentos, quando os manifestantes chamados “coletes amarelos” saíram às ruas para protestar contra as políticas econômicas do presidente Emmanuel Macron. 

Testemunhas entrevistadas pela televisão francesa descreveram uma única rajada de balas na fria noite de Estrasburgo, por volta das 20h. Um proprietário de restaurante não identificado disse que ouviu o tiroteio, correu para a frente de seu estabelecimento e viu um corpo deitado no chão. Muitas lojas no centro da cidade fecharam suas portas e esconderam seus assustados clientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]