• Carregando...
Bombeiro francês se aproxima do manifestante para efetuar o resgate | REUTERS/Christian Hartmann
Bombeiro francês se aproxima do manifestante para efetuar o resgate| Foto: REUTERS/Christian Hartmann

Um ativista do Greenpeace se pendurou na Torre Eiffel neste sábado para pedir a libertação de 30 pessoas que estão há mais de um mês presas na Rússia por causa de um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.

Depois de descer pelo segundo estágio da Torre que é um marco de Paris, o homem abriu uma grande faixa amarela com a inscrição: "Libertem os 30 do Ártico". Ele foi removido duas horas depois por um bombeiro, sem incidentes.

No mês passado, 28 ativistas do Greenpeace e dois jornalistas foram presos depois de tentar escalar uma plataforma de petróleo da Gazprom na costa norte da Rússia, a primeira exploração russa de petróleo no mar do Ártico.

As acusações iniciais de pirataria foram suavizadas na quarta-feira para vandalismo, pela qual eles podem pegar pena máxima de 7 anos de prisão.

"Nós estamos aqui para pedir ao governo francês que faça tudo em seu poder para obter a libertação dos 28 ativistas e dois jornalistas na prisão da Rússia há 38 dias", disse um integrante do Greenpeace França, Cyrille Cormier.

O grupo quer que o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, pressione o presidente russo, Vladimir Putin, pela libertação dos ativistas, entre eles uma brasileira, quando se reunir com ele na semana que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]