i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ônibus Espacial

Atlantis lançada com sucesso de Cabo Canaveral

  • PorAgências/O Globo Online
  • 08/06/2007 17:55
O pagode com Arlindo Cruz acontece na quinta | Reprodução www.tcvultura.com.br/bembrasil
O pagode com Arlindo Cruz acontece na quinta| Foto: Reprodução www.tcvultura.com.br/bembrasil

Com mais de três meses de atraso, o ônibus espacial Atlantis deu início, na noite desta sexta-feira, à sua primeira viagem de 2007 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Exatamente às 20h38m (horário de Brasília), a nave foi lançada do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, na Flórida, fazendo muita fumaça.

O ônibus espacial, que leva sete tripulantes a bordo, deve chegar à ISS no domingo. A missão do Atlantis consiste, basicamente, em abastecer e dar continuidade ao projeto de expansão do complexo orbital, além de revezar a equipe que permanece no espaço. Ela estava prevista para março, mas uma tempestade de granizo causou danos no tanque externo de combustível da nave, o que atrasou seu lançamento.

A partida da nave foi comandada pelo veterano astronauta Rick Sturckow. Ele será um dos astronautas responsáveis pela instalação dos dois novos trechos das vigas para ampliação da estação e colocarão dois painéis solares na ISS, que orbita a cerca de 385 km da Terra.

Os painéis solares que serão instalados pelos tripulantes da Atlantis são similares aos colocados na estação em setembro passado. A tarefa inclui a dobragem dos painéis antigos e a instalação dos novos, que têm um sistema que permite sua rotação. As naves espaciais americanas foram o principal meio utilizado para a construção da Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 100 bilhões, do qual participam 16 países.

Entre os viajantes está Clayton Anderson, agregado recentemente à missão para que substitua na ISS a americana Sunita Wiliams, que está desde dezembro de 2006 no espaço. Os outros integrantes da tripulação são o piloto Lee Archambault, um coronel da Força Aérea, e os especialistas de missão James Reilly, Patrick Forrester, Steven Swanson e John Olivas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.