• Carregando...
A tripulação da New Shepard Mission NS-18
A tripulação da New Shepard Mission NS-18| Foto: Blue Origin

O ator William Shatner, mais conhecido por interpretar o capitão James T. Kirk na clássica série de ficção científica Jornada nas Estrelas (Star Trek, no original em inglês), se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, aos 90 anos, nesta quarta-feira (13).

Ele decolou ao lado de outros três tripulantes a bordo do foguete New Shepard, da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, para um "bate-volta" de cerca de dez minutos de duração. O lançamento ocorreu por volta de 11:50 desta manhã (horário de Brasília) em uma base no estado do Texas, Estados Unidos.

Os tripulantes experimentaram quatro minutos de gravidade zero e puderam ter vistas privilegiadas da Terra.

A cápsula, que é reutilizável, retornou com auxílio de paraquedas especiais e pousou em segurança com os tripulantes, que foram recebidos de volta por Jeff Bezos e a equipe de resgate da Blue Origin.

"É indescritível", exclamou Shatner ao descer da cápsula e relatar a sua experiência a Bezos. "O que você me deu foi a experiência mais extraordinária, eu estou cheio de emoções e espero nunca me recuperar disso", afirmou.

O voo suborbital foi transmitido ao vivo:

Além do astro da ficção científica, os outros passageiros da viagem são Audrey Powers, vice-presidente de missão e operações da Blue Origin; Chris Boshuizen, cofundador da empresa de satélites Planet Labs; e Glen de Vries, cofundador da empresa de software Medidata.

"Já faz muito tempo que ouço falar do espaço. Estou aproveitando a oportunidade para ver por mim mesmo. Que milagre", disse William Shatner antes da missão.

Essa é a 18ª missão da New Shepard e o segundo voo tripulado da Blue Origin, que enviou Jeff Bezos e outras três pessoas ao espaço em 20 de julho.

O voo estava marcado inicialmente para a terça-feira passada (12), mas foi adiado por causa de fortes ventos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]