• Carregando...
Patricia Arquette, 46, não tentou ocultar seu envelhecimento nos 12 anos de filmagens de “Boyhood” | Kevin Scanlon para The New York Times
Patricia Arquette, 46, não tentou ocultar seu envelhecimento nos 12 anos de filmagens de “Boyhood”| Foto:

ON-LINE: fazendo história

Quando Patricia Arquette tinha 19 anos, era rebelde e fazia testes para filmes em meio a trabalhos diversos, descobriu que estava grávida. O pai era seu namorado, um punk com quem morava em Los Angeles.

Eles decidiram ter o bebê, um menino, Enzo. Um mês depois de Enzo nascer, Arquette e o pai do bebê se separaram. A atriz, ainda iniciante, tornou-se mãe solteira.

Essa combinação de fatores prenuncia a morte de uma carreira profissional, mas no caso de Arquette, que hoje tem 46 anos, sua curiosidade intelectual e seu instinto materno de "trazer carne de volta para minha cria", em suas palavras, fortaleceram algo que já estava presente em seu íntimo.

"Acho que eu não teria tido grande coisa como carreira, não fosse por meu filho", ela disse.

A maternidade ainda na juventude ajudou Arquette —que fez uma sequência de filmes de arte de David Lynch, Michel Gondry e David O. Russell—a conseguir seu papel mais importante em anos: o da mãe divorciada Olivia em "Boyhood – da infância à juventude", de Richard Linklater.

O filme mostra Mason, interpretado por Ellar Coltrane, crescendo dos seis aos 18 anos.

"Boyhood" acompanha os momentos tranquilos da vida e a trajetória de pais e filhos à medida que amadurecem. O filme vem deixando as plateias emocionadas e deu a Arquette um Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante, além de uma indicação ao Oscar.

Richard Linklater disse que Patricia Arquette foi sua primeira escolha para o papel da mãe de Mason e que ela agarrou a oportunidade com as duas mãos.

"Ele falou: ‘Vou fazer um filme que vou rodar por uma semana por ano ao longo de 12 anos. Vamos acompanhar um garotinho do primeiro ao décimo-segundo ano.’ E eu pensei ‘meu Deus, meu Deus, esta é a ideia mais interessante’. Meu filho já era mais velho, e eu tinha visto como a infância dele passou em um instante."

Linklater comentou que gostou do realismo e da garra de Patricia Arquette em outros papéis. "Conversamos sobre ela como mãe jovem, como mãe solteira, mãe casada. Eu não podia imaginar trabalhar com alguém que não tivesse filhos na vida real."

As filmagens começaram em 2002. O diretor fez Arquette e Ethan Hawke, que representa seu ex-marido e pai de Mason, escolher nomes para seus personagens. Eles também escolheram o nome dos personagens crianças.

Além de Mason, interpretado por Ellar Coltrane, há também Samantha. A irmã mais velha do protagonista foi interpretada por Lorelei Linklater, filha do diretor.

Antes do início das filmagens, Arquette passou um fim de semana com as duas crianças numa casa em Austin, no Texas, fazendo trabalhos de arte, fazendo a comida para eles e enchendo a banheira para seus banhos.

Uma das primeiras cenas mostra os frutos dessa intimidade, com as crianças aconchegadas com Arquette enquanto ela lhes lê uma história. "Patricia é uma espécie de força maternal", comentou Coltrane. "Foi muito fácil fazer de conta que ela era minha mãe."

Arquette também fez algo revolucionário para uma atriz de Hollywood: ao longo dos 12 anos de filmagens ela envelheceu naturalmente e abertamente na tela, seu corpo se alargando e seu rosto ganhando rugas à medida que ela chegava à meia-idade. "Ela não tem vaidade", disse Linklater. "Nunca hesitou em se mostrar."

Segundo Ethan Hawke, "ela simplesmente deixa a verdade aparecer". "Ela sempre foi uma heroína de verdade, devido à sua liberdade incrível e sua autenticidade emocional. Patricia está levando isso até a meia-idade, o momento de nossas vidas em que o medo atinge os corações."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]