• Carregando...
Boulevard em bairro de Miami, no estado americano da Flórida, 27 de julho
Boulevard em bairro de Miami, no estado americano da Flórida, 27 de julho| Foto: EFE/ Ana Rosa Mengotti

O aumento de casos de Covid-19 na Flórida, nos Estados Unidos, que atualmente apresenta uma taxa de positividade nos testes de detecção do novo coronavírus de 15,1%, fizeram com que o governador, Ron DeSantis, recebesse nesta terça-feira pedido para decretar estado de emergência.

A congressista estadual Annette Taddeo enviou uma carta hoje para o chefe de governo com a solicitação. Se aceita, seria a segunda vez que a Flórida entraria em estado de emergência devido à pandemia da Covid-19.

"Neste momento, nosso estado tem taxas de infecção e hospitalização similares às que eram registradas em junho de 2020, quando fomos testemunhas das taxas máximas de infecções, intubações, e mortes", disse a legisladora regional.

Na carta, Taddeo relembra DeSantis de que as taxas de internações relacionadas à doença provocada pelo novo coronavírus no estado da Flórida subiram 106% nas últimas duas semanas.

Já a taxa de novos casos reportados teve aumento de 208% nas últimas duas semanas.

Em março de 2020, o governador decretou estado de emergência, medida que prorrogou posteriormente e manteve vigente até 3 de maio deste ano.

No entanto, porta-vozes do Executivo da Flórida informaram ao jornal "Tallahassee Democrat" que De Santis não planeja implementar a medida nos dias atuais.

Além disso, não há sinais da volta dos boletins diários sobre os indicadores da Covid-19 no estado americano, onde nos 67 condados, acredita-se haver nível "alto" de transmissão", segundo o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Taddeo pediu que o governador retorne a divulgar informações diariamente sobre a pandemia, já que desde 7 de junho os dados passaram a ser repassados semanalmente. "Não estamos vendo o alcance total dos casos de Covid-19, devido a dados incompletos", garantiu a congressista.

De acordo com o último balanço do Departamento de Saúde da Flórida, publicado na última sexta-feira, foram 73.199 mil novos casos na semana de 16 a 22 de julho, o que representa aumento de 60% na comparação com a anterior.

A média diária é de cerca de 10 mil positivos por dia, o que indica uma taxa de positividade de 15,1%. Desde o início da pandemia, já foram registrados mais de 1,5 milhão de casos no estado.

Além disso, a Flórida teve 282 mortes por Covid-19 na última semana em que os registros foram divulgados e contabiliza 49% da população com todas as doses necessárias para a imunização por vacina contra a doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]