• Carregando...
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin. Autoridades dos EUA disseram que a Rússia está interferindo nas eleições americanas em favor de Trump e Sanders
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin. Autoridades dos EUA disseram que a Rússia está interferindo nas eleições americanas em favor de Trump e Sanders| Foto: JIM WATSON e EMMANUEL DUNAND / AFP

Autoridades de inteligência dos Estados Unidos alertaram que a Rússia está agindo para ajudar o presidente Donald Trump e o pré-candidato democrata Bernie Sanders antes das eleições presidenciais de novembro, segundo a imprensa americana.

Bernie Sanders foi avisado por autoridades de que a Rússia está tentando ajudar a sua campanha pela nomeação do partido como parte de um esforço para interferir com a disputa dos democratas, pessoas com conhecimento do assunto disseram ao Washington Post nesta sexta-feira (21). O presidente Trump e congressistas também foram informados sobre a ajuda russa a Sanders, segundo o Post.

A revelação é feita um dia depois de relatos da imprensa americana de que a inteligência dos Estados Unidos acredita que Moscou esteja interferindo para ajudar o presidente Donald Trump nas eleições de 2020.

Sanders confirmou que a sua equipe recebeu informações sobre as ações da Rússia há cerca de um mês e condenou as tentativas de Moscou de interferir nas eleições americanas. "Não ficou claro qual o papel deles. Nós fomos informados de que a Rússia, talvez outros países, se envolverão nesta campanha, e essa é a mensagem para a Rússia: fique longe das eleições americanas", disse Sanders, segundo a CNN.

O pré-candidato esquerdista disse ainda que a Rússia está tentando dividir o país. "Isso é o que eles fizeram em 2016 e é a coisa mais feia que eles estão fazendo - eles estão tentando provocar caos, estão tentando promover o ódio nos Estados Unidos", disse.

Uma reportagem do New York Times publicada na quinta-feira (20) afirmou que oficiais da inteligência dos EUA haviam alertado deputados que a Rússia está interferindo nas eleições presidenciais deste ano no país a favor de Trump.

O republicano teria se irritado com a decisão dos oficiais de compartilhar essas informações com membros do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, temendo que os democratas pudessem usar esse fato para prejudicá-lo nas eleições, segundo a reportagem.

Trump chamou de "farsa" a alegação de que a Rússia estaria interferindo em seu favor. "Mais uma campanha de desinformação está sendo lançada pelos democratas no Congresso", disse ele pelo Twitter.

Véspera de votação

A notícia sobre o suposto apoio da Rússia a Sanders foi divulgada um dia antes da prévia democrata no estado de Nevada, que acontecerá no sábado. Sanders deve levar o primeiro lugar entre os candidatos nesse caucus, segundo pesquisas.

Um de seu rival aproveitou a notícia para criticar Sanders na véspera do caucus. A campanha de Michael Bloomberg tuitou: "Essa é fácil para os russos. Ou eles nomeiam o candidato mais fraco para enfrentar o seu fantoche Trump, ou eles elegem um presidente socialista".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]