Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Avião cai na capital do Quirguistão

Ainda há divergências sobre número total de passageiros. Segundo Ministério de Emergência, há pelo menos 25 sobreviventes

Um avião de passageiros modelo Boeing-737 caiu logo após decolar do aeroporto de Manas, em Bishkek, capital do Quirguistão, segundo a agência de notícias Interfax. O Ministério de Situações de Emergência, ouvido pela mesma agência, afirmou que havia 123 pessoas a bordo e pelo menos 25 delas sobreviveram ao acidente.

"O avião, um Boeing-737 com 123 pessoas a bordo, caiu a cinco quilômetros do aeroporto internacional de Manas, situado a 30 quilômetros da capital do país", disse o ministro das Situações de Emergência. Segundo ele, é impossível dizer exatamente o número de vítimas.

As agências de notícias internacionais trazem diferentes informações sobre o número de passageiros e de vítimas. Segundo a Reuters, havia 90 pessoas a bordo e 65 morreram. A France Presse diz que o número de vítimas é de 87, a AP fala em 83 e a Efe diz que há mais de cem mortos.

Segundo a AP, um funcionário do aeroporto afirmou que o acidente aconteceu logo depois de um membro da tripulação reportar um problema técnico no vôo, dez minutos após sua decolagem. Por isso, comunicou que a aeronave retornaria ao aeroporto.

Resgate

Pelo menos 14 dos sobreviventes foram levados ao hospital, dois em estado crítico, afirmou Yelena Bayalinova, porta-voz do Ministério da Saúde.

A base aérea da coalizão antiterrorista liderada pelos Estados Unidos para o Afeganistão, localizada também em Manas, disse ter enviado uma equipe de resgate ao local, atendendo a um pedido de ajuda do governo.

Segundo as informações do aeroporto, o vôo era operado por uma companhia local, a Itek-Air, e se dirigia a Moscou, diz a agência AFP, ao contrário de informações anteriores de que o avião tinha o Irã como destino.

O Quirguistão é um país pobre e montanhoso a oeste da China. Bishkek, a capital e maior cidade do país, tem população de 1 milhão de habitantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.