• Carregando...
Fiéis com máscaras de proteção assistem a procissão em Caracas, 8 de abril. Avião com 90 toneladas de ajuda humanitária chegou à Venezuela para ajudar o combate ao novo coronavírus
Fiéis com máscaras de proteção assistem a procissão em Caracas, 8 de abril. Avião com 90 toneladas de ajuda humanitária chegou à Venezuela para ajudar o combate ao novo coronavírus| Foto: CRISTIAN HERNANDEZ / AFP

Um avião enviado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 90 toneladas de água, materiais de limpeza, medicamentos e suprimentos médicos chegou nesta quarta-feira (8) à Venezuela, para ajudar no combate à pandemia de coronavírus no país, que oficialmente registra 167 casos e nove mortes pela covid-19. Desses, 65 já se recuperaram.

No carregamento estão "28 mil equipamentos de proteção pessoal para os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia, concentradores de oxigênio, camas pediátricas, produtos para o controle da qualidade da água e kits de higiene", informou o escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), em comunicado.

Esse é o primeiro envio de ajuda humanitária da ONU à Venezuela desde o início da pandemia. O esforço teve apoio dos fundos das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a População (UNFPA), da Organização Panamericana e Organização Mundial da Saúde (Opas e OMS).

A pandemia chegou à Venezuela em um momento em que o país está devastado pela pobreza, desnutrição e escassez de produtos básicos, especialmente em hospitais. Além disso, a grave crise política da Venezuela impossibilita uma ação coordenada contra o novo coronavírus.

Em suas redes sociais, o líder da oposição ao regime chavista, Juan Guaidó, agradeceu aos EUA, à União Europeia e aos doadores pela ajuda humanitária, dizendo que "os princípios humanitários devem ser respeitados; e a tentativa de propaganda e manipulação deve ser condenada".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]