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O Solar Impulse, que requer 12.000 células solares, fez o seu primeiro voo em abril de 2010 e completou um voo de 26 horas, um recorde de tempo para uma aeronave solar, três meses depois | Jean Revillard-Solar Impulse/Reuters/Divulgação
O Solar Impulse, que requer 12.000 células solares, fez o seu primeiro voo em abril de 2010 e completou um voo de 26 horas, um recorde de tempo para uma aeronave solar, três meses depois| Foto: Jean Revillard-Solar Impulse/Reuters/Divulgação

Um avião solar pousou no Marrocos nesta terça-feira (5), completando o primeiro voo intercontinental do mundo movido com a energia do sol para mostrar o potencial de viagens aéreas não poluentes. O "Solar Impulse" decolou de Madri, na Espanha, às 5h22 desta terça-feira (0h22 em Brasília) e pousou no aeroporto internacional de Rabat, no Marrocos, depois de um voo de 19 horas. Momentos antes de o piloto suíço Bertrand Piccard pousar o avião em Rabat, o cofundador do projeto e piloto André Borschberg disse que a aeronave provou a sua sustentabilidade. "O avião agora pode voar dia e noite. É um show e tanto ... É uma tecnologia que podemos confiar", disse ele a repórteres. Piccard desembarcou do avião sorrindo e foi cumprimentado por Borshberg e Mustafa Bakkoury, diretor da agência de energia solar do Marrocos. O projeto Solar Impulse começou em 2003 com um orçamento de 10 anos de 90 milhões de euros e tem envolvido engenheiros da empresa suíça de elevadores Schindler e pesquisadores do grupo químico belga Solvay. Nesta terça-feira, o avião cruzou o Estreito de Gibraltar, que separa a África e a Europa, um dos menores trechos entre os continentes. O voo é crucial para os desenvolvedores do projeto, pois ajudaria a melhorar a organização de uma turnê mundial planejada para 2013. "O voo foi absolutamente maravilhoso, mas praticamente não pude apreciá-lo porque disse a mim mesmo que eu e André tínhamos a responsabilidade de trazer esse avião para o Marrocos", disse Piccard.

Recorde O avião, que requer 12.000 células solares, fez o seu primeiro voo em abril de 2010 e completou um voo de 26 horas, um recorde de tempo para uma aeronave solar, três meses depois. A primeira missão internacional aconteceu no mês passado, quando completou um voo de 13 horas entre Payern, no oeste da Suíça, e Bruxelas, na Bélgica. Com uma velocidade média de 70 quilômetros por hora, o Solar Impulse não é uma ameaça imediata aos jatos comerciais, que podem facilmente atingir 10 vezes mais a sua velocidade. Um voo entre Madri e Rabat pode levar pouco mais que um hora.

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