• Carregando...
Queda de aeronave no Irã
Irã: avião ucraniano pode ter sido abatido acidentalmente| Foto: AFP

Autoridades norte-americanas declararam estar seguras de que o Irã derrubou acidentalmente o avião ucraniano que deixou 176 mortos na madrugada de quarta-feira, 8. O presidente Donald Trump reforçou a suspeita em entrevista na Casa Branca.

Na tarde desta quinta-feira, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também afirmou que informações de inteligência do seu país e de aliados indicam que a aeronave foi derrubada por um míssil superfície-ar do Irã. "Isso pode ter sido acidental", disse Trudeau.

Em comunicado, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou que há um "conjunto de informações" que mostram que o avião foi derrubado por um míssil iraniano.

Segundo a revista norte-americana Newsweek, a informação de que a aeronave teria sido atingida por um sistema de mísseis antiaéreos foi confirmada por autoridades ligadas ao Pentágono e ao serviço de inteligência dos EUA, além de uma autoridade do serviço de inteligência iraquiano.

O voo 752 da Ukraine International Airlines teria parado de transmitir dados minutos após a decolagem – que aconteceu pouco depois de o Irã lançar mísseis em bases militares norte-americanas no Iraque. Acredita-se que a aeronave tenha sido atingida por um sistema de mísseis antiaéreos construído na Rússia, afirmaram à Newsweek os três oficiais, que não foram identificados e não estavam autorizados a falar publicamente sobre o assunto.

Fontes também teriam dito à emissora CBS News que o serviço de inteligência norte-americano teria captado sinais de um radar sendo ligado, e que satélites haviam detectado o lançamento de dois mísseis pouco antes da explosão do avião ucraniano.

O Comando Central dos EUA, o Conselho de Segurança Nacional e Departamento de Estado Americano não confirmaram a informação.

Questionado durante evento na Casa Branca na manhã desta quinta, o presidente Donald Trump disse que também suspeita que o avião tenha sido abatido acidentalmente pelo Irã e descartou a possibilidade de que tenha sido atingido por um míssil americano.

“É trágico, mas alguém pode ter cometido um erro do outro lado. Não o nosso sistema, isso não tem nada a ver conosco”, destacou. “Algumas pessoas dizem que foi (um problema) mecânico. Pessoalmente, eu acho que isso sequer deveria ser questionado”, completou o presidente norte-americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]