• Carregando...
Partidários de Michelle Bachelet comemoram a vitória da candidata no primeiro turno | Reuters/Ivan Alvarado
Partidários de Michelle Bachelet comemoram a vitória da candidata no primeiro turno| Foto: Reuters/Ivan Alvarado

A candidata socialista Michelle Bachelet venceu com folga o primeiro turno da eleição presidencial de domingo no Chile, mas terá de disputar uma segunda rodada contra a adversária governista para confirmar a vitória.

Com nove candidatos na disputa, a votação ficou bastante dividida e Bachelet, que busca retornar à Presidência que ocupou de 2006 a 2010, ficou pouco abaixo dos 50% necessários para vencer a eleição ainda no primeiro round.

Bachelet, que foi a primeira mulher presidente do país, recebeu pouco menos de 47% dos votos. A segunda colocada Evelyn Matthei, da coalizão governista, ficou em segundo, com 25% dos votos.

O segundo turno será realizado no dia 15 de dezembro.

Bachelet prometeu na campanha realizar um ambicioso programa de reformas tributária e da educação para combater a desigualdade no país, enquanto Matthei comprometeu-se a continuar com a maioria das políticas favoráveis ao mercado do atual governo do presidente Sebastián Piñera.

Bachelet prometeu realizar 50 reformas nos primeiros 100 dias de governo, se voltar ao poder.

A principal bandeira política é um aumento nos impostos corporativos de 20% para 25% para financiar reformas educacionais que incluem uma mudança gradual para o ensino superior gratuito.

Ela também quer reescrever a Constituição da época da ditadura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]